Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/12/2020 15:26 - Atualizada em: 01/01/2021 13:16
Alguns fatos que marcaram Lavras em 2020
O ano foi marcado pela pandemia e também pelas eleições municipais

O ano em que o mundo parou

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O ano de 2020 iniciou com grande expectativa de ser um ano de grandes realizações, de economia próspera, porém, isso durou apenas dois meses e, em março, o mundo parou devido a maior crise de saúde pública dos últimos cem anos, o mundo parou por causa da Covid-19. O ano de 2020 então foi marcado por desempregos, queda brusca na economia, morte e dor, isso em todo o mundo. Foi um ano que todos nós queríamos que não tivesse existido.

Tudo começou no dia 26 de fevereiro, quando os noticiários anunciaram o primeiro caso da Covid-19 no Brasil, foi de um homem, em São Paulo, ele havia regressado de uma viagem à Itália e apresentou os sintomas. A partir daí, os números da doença só cresceram em São Paulo e, no dia 12 de março, também em São Paulo, uma mulher de 57 anos foi a óbito decorrente da Covid-19. Em 9 meses este número aproxima de 200 mil óbitos no país.

Em Lavras, no dia 30 de março foi confirmado o primeiro caso de Covid-19, o paciente foi um homem que não teve a idade revelada, ele estava internado na Santa Casa e, no dia 31, o médico Maciel Guerra Pierangelli reuniu a imprensa para anunciar o registro do primeiro caso de Covid na cidade.

Passados 43 dias, foi confirmado o primeiro óbito decorrente da doença em Lavras, foi de um homem de 70 anos, ele morreu no dia 13 de maio. Do dia do primeiro óbito até hoje, dia 31 de dezembro, já perderam a vida por  Covid, 34 pacientes de Lavras.

Este ano, o que mais se destacou foram as redes sociais, através delas a população brasileira foi informada dos perigos da nova doença e os procedimentos para evita-la, porém, foram através das redes sociais também que foram espalhados boatos criminosos com a politização da doença, foram as Fake News, através das quais a ignorância ganhou voz nas inverdades postadas por aqueles que desprezam a ciência.

O ano de 2020 teve eleições e pela primeira vez os políticos tiveram que reinventar a maneira de pedir votos, visto que estavam impedidos de promover aglomerações, eles então recorreram às redes sociais, que foram usadas, as vezes, de forma incorreta por todos os candidatos. A data das eleições foi adiada para 15 de novembro por causa da pandemia e Jussara Menicucci foi eleita prefeita de Lavras.

Jussara, que havia entrado para a história como sendo a primeira mulher eleita prefeita de Lavras, este ano marcou outro registro: superou o ex-prefeito João Modesto de Souza e se elegeu pela quarta vez. Jussara Menicucci de Oliveira é a primeira mulher eleita prefeita de Lavras e a que teve mais mandatos, todos eletivos são quatro.

Mas antes dos lavrenses irem às urnas, uma tragédia abalou a cidade e o esporte brasileiro. No dia 7 de novembro, o piloto lavrense da Honda Racing, Tunico Maciel, sofreu uma queda quando disputava a última etapa do Rally do Sertões, o acidente aconteceu quando faltava 62 quilômetros para o final da competição.

Dois dias depois, no dia 9, Lavras desacelerou e perdeu o rumo com a notícia da morte do piloto de 26 anos. Tunico Maciel foi sepultado sob grande comoção dos lavrenses, no dia 11, em Lavras.

Na área da segurança pública as polícias Civil e Militar conseguiram dar a resposta aos crimes ocorridos na cidade durante o ano, com destaque para as duas últimas tentativas de assalto a uma joalheria e relojoaria no centro de Lavras, sendo que neste último, o empresário foi baleado numa tentativa de latrocínio, os três criminosos foram identificados e apreendidos, eles são menores.

Na educação, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi destaque no Brasil e no mundo, tanto com a boa colocação no ranking das universidades da América Latina, como pela instalação do LabCovid e com o trabalho da professora Joziana Barçante frente à coordenadoria do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Lavras. E agora, no apagar das luzes de 2020, a notícia que um ex-aluno, ex-professor e ex-diretora da ESAL, hoje Ufla, Alisson Paolinelli será indicado para o prêmio Nobel da Paz.

Hoje o prefeito José Cherem deixa a Cadeira do Executivo lavrense se equiparando ao ex-prefeito Maurício Pádua, no que tange a investimentos em mobilidade urbana. José Cherem em quatro anos duplicou a ponte Branca, no bairro Cascalho, duplicou a passagem sob a linha férrea no bairro Centenário, duplicou a ponte sobre o ribeirão da Água Limpa, no bairro Novo Horizonte, abriu e iluminou a avenida Silvio Dâmaso de Castro, cortando toda a Zona Oeste de Lavras, ampliou a ponte sobre o ribeirão Vermelho, na rua Dr. Gammon, ampliou a ponte sobre o ribeirão Vermelho no final da avenida Brasília e conseguiu, no final de seu mandato, trazer a Azul Linhas Aéreas para Lavras.

Hoje, quando o relógio marcar 23h59, a equipe Jornal de Lavraa entrará o novo ano fazendo orações, primeiro para agradecer a Deus por termos conseguido sobreviver 2020 e pedir a Ele que em 2021, este pesadelo tenha fim e que todos nós - equipe, leitores, anunciantes, parceiros, lavrenses, brasileiros, população mundial - possamos sair e abraçar parentes e amigos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras