Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 07/12/2020 08:11 - Atualizada em: 07/12/2020 11:30
Municípios poderão receber assessoria gratuita de estudantes de administração pública - inscrições até esta terça-feira
A partir dos desafios apresentados pelos Municípios, as equipes podem coletar dados, realizar diagnósticos e propor soluções

Foto ilustrativa extraída do blog Faspec

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Estão abertas as inscrições de municípios de Minas Gerais para participação na 10ª edição Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal – Prinagem. O programa, de iniciativa da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG/FJP), conta com a participação de estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para prestar assessoria técnica à administração municipal em áreas como gestão e avaliação de projetos e políticas públicas, e melhoria de processos. Os municípios interessados podem se inscrever até 8/12 pelo site da FJP (www.fjp.mg.gov.br). Devido ao cenário epidemiológico, a 10ª edição será realizada na modalidade remota, no período de 25/1 a 12/2 de 2021. Confira o edital e saiba como inscrever seu município.

É a segunda vez que a Ufla participa do Prinagem. Na primeira edição em que as instituições atuaram de forma colaborativa - sendo a 9ª edição da FJP – o trabalho foi realizado remotamente nos meses de setembro e outubro de 2020, quando estudantes das duas instituições atuaram juntos para assessoria dos Municípios de Lavras, Ijaci, Lagoa Dourada, Conquista e Andradas. A partir dos desafios apresentados pelos Municípios, os estudantes, sob supervisão de professores e pós-graduandos da Ufla e FJP, puderam coletar dados, realizar diagnósticos e propor soluções. O encerramento das atividades foi marcado pela troca de experiência entre os participantes, incluindo o relato dos representantes de cada município sobre a assessoria técnica recebida.

A Secretaria de Educação de Lavras recebeu assistência dos estudantes do Prinagem. A Coordenadora de Tecnologias Aplicadas à Educação, professora Karla Veloso, reforçou que o diagnóstico e direcionamentos propostos pela equipe permitiram repensar formas de atuação. O órgão buscava compreender os desafios para a implementação do Ensino Remoto Emergencial, a partir da tabulação e interpretação de dados que haviam sido coletados juntos aos professores da rede municipal de ensino. "Parabenizo todos que estiveram envolvidos na iniciativa. O trabalho da equipe Prinagem nos deu um material rico, que traça o perfil dos professores da rede e aponta as principais dificuldades que poderemos encontrar com o ERE, apresentando também alternativas para que a administração municipal busque novas políticas públicas que favoreçam o ensino e a educação básica. Estamos muito felizes com essa parceria."

O convite para participar do Prinagem surgiu de um acordo de mútua cooperação entre as instituições de ensino para o desenvolvimento de projetos de extensão, ensino e pesquisa, como explica o coordenador do programa na Ufla e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), Gustavo Costa de Souza. "Há bastante tempo docentes da Ufla e da FJP vêm mantendo diálogo e discutindo intenções de formalizar um acordo de cooperação institucional. O convite à participação no Prinagem partiu da FJP e coincidiu com a formalização deste acordo, que veio em boa hora, pois no âmbito do bacharelado em Administração Pública estamos implementando uma nova matriz curricular que prevê a curricularização da extensão, isto é, agregar atividades extensionistas às atividades de ensino, enriquecendo a formação discente", explica.

Segundo o coordenador do curso de Administração Pública da Ufla, professor Renato Silvério Campos, essa reformulação da matriz curricular e do plano pedagógico foi realizada em novembro, inserindo componentes práticos no currículo do curso. "O Prinagem é importante porque nos permite fazer uma imersão em práticas de gestão e assessoria municipal, oportunidade bastante valorizada e demandada por nossos discentes. A experiência tem nos permitido organizar e entender o escopo da proposta, como um projeto de extensão, e trabalhar novas experiências no âmbito da própria Ufla", ressalta. De acordo com o coordenador, o objetivo é permitir, em breve, que os produtos de assessoria entregues pelos discentes possam ser formatados em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

A experiência com o Prinagem também tem contribuído para que o colegiado de graduação em Administração Pública possa tornar viável um projeto de Residência Profissional, previsto na nova matriz curricular. "O Prinagem nos mostrou um caminho e uma sistemática bastante interessante para a implementação da residência. Nossa expectativa a curto prazo é conseguirmos ampliar a oferta, com mais municípios participando e mais discentes envolvidos. No médio e longo prazos, esperamos consolidar a parceria e retomar a experiência na modalidade presencial, que tende a ser ainda mais rica no que concerne à experiência vivenciada", reforça Gustavo.

O Prinagem é uma excelente oportunidade para quem deseja colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Estudantes do curso de Administração Pública da Ufla interessados devem ficar atentos ao edital e pré-requisitos exigidos, que serão divulgados assim que for possível dimensionar o número de vagas disponíveis para atender o número de municípios participantes. "Temos a expectativa de, na próxima edição, ampliar o número de municípios assistidos e aperfeiçoar os produtos de extensão entregues às prefeituras, com fins a aprimorar algum instrumento de gestão municipal", explica Renato. 

 

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Publicado o decreto de retomada gradual das aulas presenciais das redes pública e particular de Lavras
Rotary Club de Lavras Sul comemora 116 anos de Rotary Internacional - veja fotos
Encontrado o corpo da criança que foi jogada em rio no Sul de Minas
Tamanduá ferido foi resgatado pela PM do Meio Ambiente em Candeias e trazido para Lavras
Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras