Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Economia /


Publicada em: 21/10/2020 09:20 - Atualizada em: 21/10/2020 13:32
Esclarecimento sobre matéria de comprovação de vida para o INSS
Assessoria de Comunicação da Superintendência Regional Sudeste II, do INSS em Belo Horizonte esclarece sobre matéria publicada no Jornal de Lavras no domingo

Prédio do INSS de Lavras. Foto: Google

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Com relação à matéria publicada no Jornal de Lavras sobre a prorrogação da suspensão do bloqueio de pagamentos do INSS sobre a prova de vida, publicada no dia 18, domingo, a assessoria de Comunicação da Superintendência Regional Sudeste II, em Belo Horizonte, enviou um esclarecimento sobre a matéria.

Segundo aquele órgão, o Segurados que ainda não fizeram prova de vida não terão benefício suspenso até 30 de novembro e não 30 de outubro, conforme consta da matéria publicada.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida entre março e outubro deste ano não terão seus benefícios bloqueados até 30 de novembro. A prorrogação do prazo está na Portaria 1.053, publicada no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 15.

É importante destacar que essa prorrogação não significa que os segurados estão liberados da realização da prova de vida. Na realidade, o procedimento de comprovação de vida continua sendo realizado pela rede bancária. O que foi prorrogada é a suspensão do pagamento dos segurados que já deveriam ter feito a prova de vida e ainda não fizeram.

A comprovação é um procedimento rotineiro, que deve ser realizado anualmente pelo segurado do INSS, na agência bancária onde recebe seu benefício. A orientação é que verifiquem junto às suas instituições bancárias como está sendo realizada a prova de vida, já que cada banco decide como realizar esse procedimento. Algumas instituições utilizam a data do aniversário do beneficiário, outras utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há as que convocam o segurado na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

Onde ir - Basta ir diretamente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
O beneficiário que não puder ir à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção pode realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Fica esclarecido.  

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
IBGE vai contratar 106 pessoas em Lavras para a realização do Censo 2021
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo
Copasa pode ter que devolver cobrança a mais de 500 mil consumidores
Acidente na BR-265 destrói 16 doses de vacina contra Covid
Ladrões furtaram bobinas de fios de cobre para vender como sucata em Lavras, material avaliado em R$ 10 mil

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras