Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Saúde /


Publicada em: 15/10/2020 07:37 - Atualizada em: 15/10/2020 13:22
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos
Inaugurado um laboratório molecular em Lavras para realização de testes diagnóstico de Covid

Inauguração do laboratório foi um marco importante para a medicina em Lavras

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 14, foi inaugurado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), um laboratório molecular para análise de testes de coronavírus, a estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Os equipamentos que foram instalados no LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai credenciar toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, será analisado no local.

A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, que também é coordenadora do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Lavras, em seu pronunciamento, lembrou a saga dos missionários americanos no século XIX, quando aqui aportaram exatamente fugindo de uma epidemia, a de febre amarela, e aqui se instalaram e a partir daí começou o desenvolvimento de Lavras no setor educacional.

"E nesse entrelaçar de histórias, temos aqui hoje o LabCovid que foi estruturado a partir da parceria entre Ufla e Prefeitura Municipal para enfrentamento a Covid. Uma parceria que nasceu alicerçada em confiança, em respeito, em valorização de ambas as partes sem disputas e sem egos. Construímos na história da Ufla e do município uma parceria tendo sempre os olhos voltados na mesma direção, a melhor assistência a nossa população", disse. 

O prefeito José Cherem, em seu pronunciamento, disse que "o laboratório dará celeridade aos testes e permitirá o diagnóstico não apenas das pessoas, mas também de determinados ambientes, como por exemplo os hospitalares. Já realizamos testes nos hospitais da cidade e o resultado foi negativo; isso, além de ser outro ponto positivo do LabCovid, é também uma forma de garantir mais segurança para as pessoas que estão lidando diariamente com a doença", destacou Cherem.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor João Chrysostomo, destacou que o LabCovid é resultado da integração entre diversas instâncias. "Trabalhamos em sinergia com o poder público municipal e estadual para garantir uma boa aplicação de recursos públicos no enfrentamento da doença".

O LabCovid não realizará atendimento ao público, ele realizará exames de materiais coletados e enviados pelos hospitais. O laboratório é altamente tecnológico e estruturado, com equipamentos novos, a partir de um termo de execução descentralizada do Ministério da Educação para enfrentamento à Covid-19.

A princípio, as análises serão concentradas na região de Lavras, mas o objetivo é ajudar a agilizar o diagnóstico também em todo o estado, ele será um laboratório de referência em diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O laboratório foi inaugurado com a presença do reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, do prefeito, José Cherem, e da coordenadora do laboratório e pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante. Também estava presente à solenidade restrita, devido a pandemia, o ex-reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e profissionais do LabCovid.

 

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
IBGE vai contratar 106 pessoas em Lavras para a realização do Censo 2021
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo
Copasa pode ter que devolver cobrança a mais de 500 mil consumidores
Acidente na BR-265 destrói 16 doses de vacina contra Covid
Ladrões furtaram bobinas de fios de cobre para vender como sucata em Lavras, material avaliado em R$ 10 mil

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras