Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 13/10/2020 12:03 - Atualizada em: 13/10/2020 16:15
Há 189 anos, Lavras foi elevada à categoria de Vila
Lavras é a quinta maior cidade do Sul de Minas, uma cidade em que sua história se mistura com a história de Minas e do Brasil

Vista da região central de Lavras, que hoje comemora 189 anos de fundação

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

No dia 13 de outubro de 1831, o arraial de Lavras do Funil foi elevado à categoria de Vila, Lavras e mais sete outras em Minas Gerais. Pelo decreto de 13 de outubro de 1831 foram elevadas a categoria de Vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das Vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

Em Lavras, no ano seguinte, no dia 14 de agosto de 1832, instalou-se a Câmara Municipal da Vila de Lavras, criada por decreto de 13 de outubro de 1831. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Passaram 37 anos e a Vila de Lavras foi elevada à categoria de cidade no dia 20 de julho de 1868. A lei provincial que elevou a Vila de Lavras a categoria de cidade é a de número 1.510 de 20 de julho, ao mesmo tempo foram elevadas também Aiuruoca e Piumhi.

O aniversário de Lavras como cidade não era comemorado até 1914, quando no dia 18 de setembro daquele ano, o professor Firmino Costa Pereira apresentou à Câmara Municipal um ofício onde comunicava que o Grupo Escolar havia instituído a data de "20 de julho" para comemorar o "Dia da Cidade". Na oportunidade, Firmino Costa sugere à Câmara a adotar como data comemorativa a lei provincial número 1.510 de 20 de julho de 1868, que elevou a Vila de Lavras a condição de cidade.

No outro dia foi votada e aprovada em caráter de urgência a lei sugerida pelo professor Firmino Costa, e em 26 de setembro ela foi promulgada e sancionada sob o número 573-A. A primeira celebração foi realizada no dia 20 de julho de 1915, com desfile dos alunos do Grupo Escolar e outras atividades.

A data de 20 de julho foi comemorada oficialmente de 1915 a 1980. Após isso, por sugestão do genealogista Ary Florenzano ao então prefeito Maurício Pádua, a data de 13 de outubro, que elevou o arraial de Lavras a categoria de Vila, passou a ser a data oficial.

Por isso os lavrenses comemoram duas datas: o 20 de julho, quando Lavras foi elevada à categoria de cidade, e o 13 de outubro, quando Lavras foi elevada a categoria de Vila. Realmente a data mais importante para Lavras é o 13 de outubro, pois foi quando se tornou vila e foi instalada a Câmara Municipal, foi quando a história de Lavras começou a ser registrada nas atas da Câmara.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Publicado o decreto de retomada gradual das aulas presenciais das redes pública e particular de Lavras
Rotary Club de Lavras Sul comemora 116 anos de Rotary Internacional - veja fotos
Encontrado o corpo da criança que foi jogada em rio no Sul de Minas
Tamanduá ferido foi resgatado pela PM do Meio Ambiente em Candeias e trazido para Lavras
Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras