Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 22/09/2020 09:55 - Atualizada em: 22/09/2020 16:01
Grupo de ciclistas de Lavras "adota" uma trilha de mountain bike - veja fotos
A intenção é manter limpa e conservada a trilha para a prática do esporte e interagirem com a natureza

Integrantes do grupo de ciclistas Red Shift estão recolhendo lixo deixado na trilha da Serra de Ijaci

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

Com a quarentena, muitas pessoas ficaram sem frequentar academias e isso provocou uma demanda e um incentivo para tornar o ciclismo, um estilo de vida. Muita gente então comprou bicicletas e se aventurou nas trilhas. O ciclismo é benéfico para a saúde, pedalar é uma boa opção de atividade física.

Alguns ciclistas saem em grupo, principalmente nos finais de semana, eles levam alimentos, bebidas isotônicas, água mineral, sucos em garrafas ou latas e outros. Porém, o que se tem visto nos últimos meses, é que os descartes destas embalagens estão sendo feitos de forma incorreta nos locais das trilhas. Além disso, alguns grupos têm deixado porteiras abertas, o que incomoda os proprietários rurais. 

Os "velhos" trilheiros, aqueles que praticam o esporte há mais tempo, têm ficado incomodados com isso - apesar de saberem que os novos praticantes do esporte estejam fazendo estas coisas por falta de experiência, de forma não intencional.

Um grupo de ciclistas de Lavras resolveu tomar uma medida inteligente e criativa que certamente servirá de exemplo para muitos outros grupos de adeptos às bikes: o grupo de ciclistas Red Shift, criado em 2008, com cerca de 15 integrantes, um dos mais antigos grupos organizados de Lavras, adotou uma trilha.

Os ciclistas vão consertar porteiras, vão instalar lixeiras no trajeto, dar manutenção na trilha, instalar placas educativas e de orientação, deixar a trilha sempre limpa recolhendo todo tipo de lixo encontrado. A trilha escolhida pelo grupo Red Shift é uma das mais bonitas da região, é a Trilha da Serra de Ijaci, com uma topografia que proporciona um grau de desafio maior na hora de pedalar, nela também os ciclistas se encantam com a paisagem deslumbrante. 

A iniciativa dos trilheiros de Lavras não é uma ação isolada: um grupo de ciclistas do Paraná tomou uma iniciativa também bastante interessante, no caso deles, não é problemas com lixo, mas com a degradação ambiental. Os ciclistas daquele estado da Região Sul colhem sementes frutíferas e de árvores nativas e semeiam por onde passam, a ideia já rendeu até prêmio internacional para o grupo, visto que muitas árvores já nasceram e muitas áreas foram recuperadas por causa deste trabalho. 

Ideias como a dos ciclistas do Paraná  e do grupo Red Shift de Lavras podem servir de incentivo a outros grupos, lembrando que isso não exclui o dever que todos os praticantes do esporte tem de se conscientizar sobre os cuidados que precisam ter com as trilhas para conservação. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras