Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 05/09/2020 19:13 - Atualizada em: 06/09/2020 17:33
Ufla celebra neste sábado, seus 112 anos de fundação
A pequena Escola Agrícola se torno hoje uma das maiores universidades da América Latina e com destaque no mundo

Vista parcial do campus da Ufla. Foto: Ascom/Ufla 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) está comemorando hoje, dia 5, sábado, 112 anos, com uma trajetória marcada pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, graças à dedicação de milhares de docentes, técnicos administrativos, colaboradores e estudantes que passaram pela Instituição ao longo desses anos. Sempre em destaque nos rankings nacionais e internacionais de educação superior, a Instituição contribui para o desenvolvimento de Lavras e do Brasil, com a formação de profissionais altamente qualificados e a geração de conhecimentos que se convertem em tecnologias, produtos e serviços para a sociedade.

Ao longo de sua história, a Instituição passou por importantes transformações. Fundada em 1908 por missionários norte- americanos, como Escola Agrícola de Lavras, em 1938 passou a ser denominada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), foi federalizada em 1963 e, no ano de 1994, transformada em Universidade Federal de Lavras (Ufla). Até 1974, ofertava apenas o curso superior de Agronomia; após esse período, a Instituição cresceu muito, não somente na graduação, como na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Atualmente, a Ufla possui 31 cursos de graduação presenciais, 3 cursos de graduação na modalidade a distância, 34 programas de pós-graduação acadêmicos e 9 mestrados profissionais. A comunidade acadêmica já ultrapassa a marca de 16 mil pessoas, somando estudantes de graduação e pós-graduação, docentes efetivos, técnicos administrativos, terceirizados e demais colaboradores.

 Comemoração Ufla 112 anos - A Ufla chega, assim, aos 112 anos como um grande e diversificada comunidade. Embora a pandemia de Covid-19 não permita celebrações físicas com aglomerações, um momento tão especial não poderia passar em branco. Por isso, foi preparada uma comemoração virtual com atividades variadas. A programação será realizada durante todo o mês de setembro, organizada em semanas temáticas: Semana da Ciência (6 a 12/9), Semana dos Egressos (13 a 19/9), Semana dos Aposentados (20 a 25/9) e Semana Cultural (25/9 a 3/10). Clique aqui e confira a programação completa.

Solenidades presenciais realizadas tradicionalmente pela Ufla, como o Jubileu de Prata e Ouro, o Jantar do Ex-Aluno e o Café dos Aposentados, serão realizadas posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações.

A saudade e a vontade de estar juntos, nesses e em outros eventos, têm sido parte da nossa rotina. Mas a comunidade Ufla continua unida, trabalhando pela Instituição e pela sociedade, e acreditando que dias melhores virão. Para felicitar e agradecer a todos que fizeram e fazem parte dessa história - esalianos e uflanianos, servidores, terceirizados, egressos e parceiros –, no vídeo especial dos 112 anos, membros da comunidade universitária interpretam a canção "Nada será como antes", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, com a esperança de que seja possível nos reunirmos em breve para celebrar o Orgulho de ser Ufla.

 
.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras