Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 16/10/2019 20:25 - Atualizada em: 17/10/2019 09:53
"Portas Abençoadas" é uma das exposições da Semana Criativa, em Tiradentes
3º edição da Semana Criativa de Tiradentes é realizada em outubro, o Festival é um dos principais do país

Rua de Tiradentes, cidade que sediará a 3ª Edição da Semana Criativa. Foto: João Bertholini

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Tem início amanhã, quinta-feira, dia 17 e se estenderá até o dia 20, domingo, a 3º Edição da Semana Criativa de Tiradentes. O evento conta com uma extensa programação que inclui 13 palestras, 4 lançamentos de livros, 5 exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos organizados por lojistas e artistas da cidade.  As atividades serão realizadas em casarões e espaços peculiares que fazem parte das charmosas e históricas ruas daquele município mineiro a 112 quilômetros de Lavras. 

Em meio a tantas atrações, um dos destaques é a Exposição "Portas Abençoadas" que retrata um pouco da fé e tradição de uma cidade repleta de história. A exposição apresenta 9 quadros com fotografias de João Bertholini, que retratam fachadas da cidade com uma peculiar intervenção: colagens das cruzes feitas de papel crepom pela artesã local Lilia Fonseca.  

As cruzes representam uma tradição em Tiradentes e são feitas por Lilia, principalmente, em uma determinada época do ano – em maio, mês de Nossa Senhora de Fátima.  Neste período, as pessoas compram o item e colocam nas portas de suas casas. Segundo o costume, quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima passa por essas casas, as abençoa e as livra do mal olhado.  

Assim, a exposição trará as fotos das portas e janelas com a cruz real aplicada nelas. A Moldura Minuto Galeria Paulista é a responsável pela confecção dos quadros, cujas molduras terão formato de caixote, com aproximadamente 7 centímetros de profundidade. 

As fotografias exclusivas são um registro poético de um costume tradicional, exibido de forma contemporânea. Além da "Portas Abençoadas", mais 4 exposições fazem parte da programação do evento, sendo elas: Lab 2019, O Sagrado em Nós, Desdobramentos e Santo Barroco. Todos os produtos expostos estarão disponíveis para venda durante o evento. 

"A importância da Semana Criativa de Tiradentes se revela na atualidade das discussões colocadas em torno da arte, do design e da arquitetura. Cria um espaço de ideias, de compartilhar experiências e visões sobre estes temas que podem se espalhar por cantos do país. O evento valoriza a cultura ao mesmo tempo que a pensa integrada com o mundo contemporâneo", diz Somnia Carvalho, proprietária da MM Galeria Paulista e também artista. 

O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas e por Júnior Guimarães, produtor de eventos há 17 anos. Ao todo, nas últimas duas edições, o evento reuniu mais de 11 mil pessoas, entre designers, arquitetos, artesãos, estudantes, jornalistas e amantes do design, arte e artesanato. 

Segundo a tradição, quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima passa por uma porta com adereços, ela abençoa a casa

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras