Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 24/02/2016 11:02 - Atualizada em: 24/02/2016 16:26
Em Lavras já foram confirmados 13 casos de dengue, outros aguardam resultado
Vale tudo para combater o mosquito Aedes aegypti, em Lavras ações estão sendo realizadas nos bairros e, em Ijaci, até desenho animado para alertar

Imagem ilustrativa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O mosquito Aedes aegypti, a cada ano que passa, ganha força e não para de fazer vítimas, este ano em Minas Gerais o número de gestantes com zika e de mortes por dengue em investigação no estado cresce a cada dia. Segundo informações divulgadas ontem, terça-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), através do boletim epidemiológico, dos 195 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia notificados até 22 de fevereiro, mais 13 foram confirmados laboratorialmente para zika vírus. No total, já são 14 gestantes com a doença confirmada e um aborto espontâneo com associação ao vírus, na cidade de Sete Lagoas, conforme anunciado no boletim da semana passada.

Em Lavras este ano já foram notificados 35 casos de dengue, desses, cinco pacientes são de cidades da região, segundo a Vigilância em Saúde, os casos são de pacientes de Nepomuceno, Ijaci, Porto Velho e Ribeirão Vermelho. Do total de 30 casos de Lavras, 13 já foram confirmados através de exames.

As autoridades da área da saúde em Lavras estão trabalhando para conter o avanço do mosquito, no ano passado Lavras foi a cidade do Sul de Minas que mais registrou casos de dengue e figurou entre as cinco em toda Minas Gerais. Neste sábado, dia 27, a Vigilância em Saúde vai realizar mutirões nos bairros Jardim Campestre I, II e III, das 8h às 13h. Os moradores destes bairros devem colaborar, deixar que os agentes vistoriem seus quintais, descartar todo vasilhame que possa acumular água, como pneus velhos, latas, garrafas e outros.

A Prefeitura de Lavras disponibilizou um caminhão que está recolhendo objetos que acumulam água e possam se transformar em criadouro para o mosquito, o caminha está passando, desde o dia 17, nos bairros Esplanada, Aquenta Sol, Lavrinhas, Nossa Senhora de Lourdes e Vila Mariana. A ação vai se estender até o dia 29 o caminhão vai percorrer outros locais, totalizando 24 bairros: Cohab, Cohab 2, São Francisco e Jardim Glória; Jardim Fabiana, Centro Norte e Centro Sul; Inácio Valentim, Nova Lavras, Pitangui, Vale do Sol, Jardim América e Vila Bandeirantes; Cruzeiro do Sul, Joaquim Sales e Belizandra; Água Limpa, Novo Água Limpa I e Novo Água Limpa II.

A população precisa se conscientizar que o mosquito Aedes aegypti transmite não apenas a dengue, mas a chikungunya e a terrível zika. A Vigilância em Saúde vai usar as crianças como aliadas nesta guerra contra o mosquito Aedes aegypti, elas poderão colaborar e receberão pipocas e algodão-doce.

Na cidade de Ijaci um vereador também está levando a mensagem aos moradores daquela cidade através das crianças, ele postou em sua página na rede social Facebook um desenho animado, onde o personagem principal é ele explicando o que deve ser evitado para que o mosquito da dengue não se multiplique, o vídeo está fazendo muito sucesso naquela cidade entre os moradores, e também foi postado no youtube.

O vereador Nelson Mesquita, o Nelsinho da Funerária, como é mais conhecido naquela cidade, disse que as crianças são mais atentas e tem mais tempo para fiscalizar a casa e seu entorno. Ainda de acordo com ele, os pais ouvem as crianças e elas se mobilizam rapidamente. Veja o vídeo do vereador de Ijaci:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras