Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 27/01/2015 12:03 - Atualizada em: 27/01/2015 18:20
Em Lavras tem um artista do desenho realista, conheça os traços de Douglas Renan (Colth)
Lavras tem talentos em todas as áreas, uns tem chances de mostrar sua arte e outros, nem tanto. Conheça um artista de 22 anos, um talento extraordinário no desenho

Douglas Renan, o jovem artista do desenho realista. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Ser um grande dançarino, um grande atleta, uma cantora famosa, um exímio pianista, um desenhista de sucesso ou um ator premiado, é o sonho de muita gente, mas nem todos conseguem alcançar o sucesso, isso porque somente se sobressaem aqueles que nasceram com o dom para a determinada área, seja ela artística ou esportiva. As pessoas nascem com o dom, o que elas fazem depois é aperfeiçoar seu talento para ser reconhecido.

Em Lavras temos um exemplo de uma pessoa que nasceu com um dom extraordinário, um artista do desenho, é um autodidata - ele nunca estudou à fundo desenho, nunca frequentou um ateliê de um desenhista para se aprofundar no aprendizado. É um artista, um diamante bruto que precisa ser lapidado, um talento que não pode ser desperdiçado.

Douglas Renan, o Colth, tem apenas 22 anos. Ele é desenhista realista e caricaturista. Na escola primária já demonstrava seu talento: ele contou que era um menino franzino e que sofria bulling de seus colegas e tinha vários apelidos, mas "cabeçudo" era o que mais incomodava. Como era um menino mais fraco que os outros, usava de seu talento para "vingar" dos colegas: enquanto os colegas de classe faziam piada com ele, Douglas não rebatia, ele ficava de cabeça baixa desenhando caricaturas de seus "agressores" e as pregavam nas paredes da sala de aula e nos corredores. A "vingança" dava certo, já que aqueles que o provocava passavam a ser alvo das criticas dos outros. Durante muito tempo foi assim.

Mais tarde, já no colégio, tinha uma forma diferente de separar as matérias no caderno. Diferente dos outros, que usava o caderno de seis ou doze matérias e nas divisões escreviam Português, Matemática, História etc., Douglas desenhava a caricatura do professor da disciplina correspondente. Segundo ele, às vezes era flagrado. Tinha professor que achava graça, queria ver as outras divisões de matérias e até o elogiava, mas outros não gostavam de ser ver em caricatura.

Apesar de Douglas Renan gostar de caricaturas, hoje ele se especializa em desenho realista. "Para se fazer um desenho realista são necessárias muitas horas, já uma caricatura uns 30 minutos", explica.

Douglas Renan disse que seu sonho é fazer um curso de desenho, disse que em Lavras tem uma boa professora, mas ele não tem condições de pagar pelo curso. Douglas trabalha numa gráfica, no setor de dobradura e ganha um salário pequeno. Sobre sua família ele conta que seus pais o apóiam, mas eles também não têm condições de investir na sua carreira - o pai é instalador e a mãe enfermeira. Ele mora no bairro Belizandra e tem dois irmãos menores.

Ele às vezes chega até a ganhar um "dinheiro por fora", quando vende um desenho, uma caricatura ou quando faz um desenho para convite de casamento. Com o dinheiro que ganha, Douglas disse que está investindo em sua carreira e contou que adquiriu o primeiro CD de uma coleção de um desenhista famoso, que ensina técnicas de desenho, disse que pagou pelo CD a quantia de R$ 50. Ele contou que seus colegas acharam um absurdo o gasto, mas justificou: "tenho que procurar aprender novas técnicas e por isso, tenho que investir na minha carreira. Com o CD aprendi a desenhar fios de cabelo com mais realismo, isso já valeu o meu investimento", completou.

O jovem desenhista tem aprendido, nos últimos meses, a fazer desenhos em 3D. Os desenhos chamam atenção, mas pretende se especializar mesmo em desenhos realistas - reprodução do modelo através do desenho da forma mais realista possível. Ele tem experiência também em grafite.

Douglas nunca participou de exposições, somente teve poucas oportunidades de apresentar seu trabalho em alguns lugares para tentar fazer vendas.

Ele é um garoto simples e bem criado, um jovem educado que trilhou um caminho do bem, um talento que não pode ser desperdiçado, um artista que precisa ser incentivado.

O Jornal de Lavras preparou uma galeria de fotos das obras deste jovem artista autodidata. Estas fotos são de desenhos mais antigos e tem também os mais recentes, sendo possível perceber a evolução dos traços de Douglas Renan. Clique nas miniaturas logo abaixo para visualizar as fotos em tamanho real.

Contatos com o artista, pelo telefone (35) 9115-8105. Curta a página de Douglas Renan no Facebook: www.facebook.com/ColthDrawings

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras