Marconi Drummond, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Luiza Maria Victorino, secretária Municipal de Cultura de Lavras e Eduardo Cicarelli, ex-proprietário do acervo, durante a solenidade de entrega do acervo em Lavras. Foto: Jornal de Lavras
Se Carlos Drummond de Andrade estivesse vivo, estaria completando hoje 111 anos, e hoje, no dia do aniversário do poeta, os moradores da cidade de Itabira, sua terra natal, vão ganhar um presente: a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade adquiriu um lote de documentos raríssimos e entregará à população itabirana. São documentos, fotografias, fragmentos de poemas inéditos e muitas correspondências destinadas aos irmãos, amigos, cunhadas e principalmente a sua mãe, dona Julieta, as correspondências são datadas de 1915 até 1987.
O acervo estava em Lavras sob a guarda de um colecionador de selos que o adquiriu durante a realização de um evento internacional que foi realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil. O acervo chegou às mãos do filatelista através de um advogado amigo e também filatelista, no início da década de 90, que acompanhava uma senhora, que anteriormente havia oferecido o lote de documentos a ele, que não adquiriu e repassou ao lavrense. Recentemente uma matéria publicada na revista Época, revelou que a senhora era a cunhada de Carlos Drummond de Andrade.
A reportagem da Época chamou a atenção da direção da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que entrou em contato com o proprietário do lote de documentos, eles firmaram um acordo e, nesta semana, na segunda-feira, dia 28, os documentos foram entregues a Marconi Drummond, superintendente da Fundação CDA, numa solenidade realizada na Casa da Cultura, com a presença do vice-prefeito Aristides Silva Filho e da secretária Municipal de Cultura Luiza Maria Victorino Andrade.
O material, conhecido como "Cartas de Lavras", fará parte do acervo do Memorial Carlos Drummond de Andrade. Antes de estar disponível para o público, os documentos serão higienizados e acondicionados corretamente para salvaguardar o acervo e permitir que ele seja consultado a distância. Marconi Drummond disse que, com a aquisição deste lote, Itabira se insere no mapa de instituições que guardam a memória do poeta, junto à Fundação Casa de Rui Barbosa e o Instituto Moreira Salles, ambos no Rio de Janeiro.
A entrega dos documentos foi acompanhada pela reportagem da Rádio Cultura de Lavras, jornal LavrasNews, Jornal de Lavras, TV Universitária, jornal Estado de Minas e Rede Globo de Televisão. O jornal Estado de Minas deu destaque de primeira página para a matéria feita em Lavras, na edição de terça-feira, dia 29. A reportagem da Rede Globo de Televisão será exibida hoje, quinta-feira, no Jornal Hoje, às 13h.
Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias da solenidade de entrega das cartas em tamanho real: