Imagem ilustrativa
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Os eleitores lavrenses vão às urnas no dia 6 de outubro para eleger prefeito(a) e vereadores(as). O que os candidatos aos cargos no Executivo e no Legislativo têm em comum? Nenhum deles apresentou uma proposta de recomposição e de cobertura vegetal para a cidade, nenhum falou ainda sobre em expandir ou criar áreas verdes, medida que pode minimizar os efeitos do calor, da seca e das chuvas torrenciais que teremos todos os anos exatamente pela falta de política ambiental.
Nenhum dos candidatos - tanto do executivo como do legislativo - fizeram qualquer menção de um projeto, do mais simples possível, de arborização da cidade, de recomposição da área verde, mesmo testemunhando a maior estiagem dos últimos anos que ainda estamos passando.
No ano passado Lavras perdeu várias árvores com as tempestades que derrubaram centenas delas nas praças, ruas e zona rural, além de outras centenas que foram cortadas para a construção de um supermercado na cidade. Após os temporais que provocaram quedas das árvores, aconteceu uma corrida à prefeitura solicitando cortes de árvores na cidade, pior exemplo foi dado pelos vereadores, muitos deles enviaram ofícios ao Executivo solicitando a derrubada de árvores.
Seria prudente que os candidatos anunciassem uma política ambiental para a cidade, promovendo arborização, construção de áreas verdes, proteção das nascentes que alimentam os ribeirões Água Limpa e Santa Cruz, que fornecem água para a cidade juntamente com o rio Grande. Que os políticos entendam que a diminuição da impermeabilização do solo, reduz possíveis efeitos negativos da chuva na cidade e ameniza a onda de calor.
.