Equipe do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Lavras. Foto: Leonardo Assad
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na manhã de ontem, dia 29, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou uma série de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Aqueles que estiveram presentes puderam participar de atividades físicas, testagens para Covid e DST's, medição de glicemia e muitas outras ações que beneficiam a população.
Segundo a Assessora de Estratégias para a Saúde Mental do município, Fernanda Eliza da Silva Ribeiro, o objetivo principal do evento foi chamar a atenção da população para a prevenção contra o suicídio e a valorização da vida.
"Quando a gente fala em suicídio a gente tem que pensar que as pessoas que tem o quadro de depressão, as vezes passando por algum problema emocional, algum quadro que está com comprometimento emotivo, elas tem que procurar ajuda. Quando a gente fala em suicídio, a gente tem que levar em consideração todas estas questões do quadro emocional", disse.
Através da campanha do Setembro Amarelo, diversas ações são realizadas para o combate e a prevenção ao suicídio
Fernanda alerta para a importância de, no primeiro sinal de algum conhecido ou a si próprio apresentar quadro de depressão ou comprometimento com a dependência química, procurar ajuda com os profissionais do CAPS II e no CAPS AD.
"E a gente tem que falar, só falando em suicídio que a gente vai tratar a causa e nós aqui do município a gente conta com esse serviço do Centro de Atenção Psicossocial justamente pra isso. Com equipe multiprofissional pra poder abrir pra população vir tratar, tanto no CAPS II quanto no CAPS AD que é pra dependência química. Então a gente está aqui de portas abertas oferecendo pra população o tratamento com os nossos psicólogos, com os nossos psiquiátras", afirmou.
A pessoa que quiser o auxílio do CAPS não precisa do encaminhamento, basta chegar ao local que será atendida por um psicólogo.
"Se tiver o encaminhamento, ótimo. É só ela procurar a atenção primária que são os PSF's, passar pelo médico, mas se não tiver essa condição ela pode chegar até o Centro de Atenção onde ela será acolhida pelo psicólogo e, mediante avaliação com o psicólogo, ele vai marcar uma consulta com o psiquiatra e ali o psiquiatra vai encaminhar para a melhor forma de tratamento", finalizou Fernanda.
O CAPS está localizado na Avenida Pedro Sales, n° 65, próximo à Praça da Estação. Telefone para agendamento é (35) 3694-4083.
Texto e fotos do jornalista Leonardo Assad
|
|