Imagem usada no Instagram
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
Com o objetivo de desenvolver um amplo trabalho de conscientização e Educação Ambiental para o público infantil, o projeto de extensão de educação ambiental organizou a página no instagram @econediufla em que são apresentadas informações importantes sobre a preservação da natureza, o tratamento correto que temos que dar ao lixo, práticas educativas sustentáveis, datas importantes que marcam o calendário ambiental e as ações realizadas pelo projeto com as crianças e suas famílias.
A coordenadora do projeto, professora Apolliane Xavier, comenta que o objetivo é despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis em seu cotidiano. O público-alvo são crianças entre 3 e 5 anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/Ufla), além de públicos infantis que vão além do Nedi.
As postagens são feitas diariamente pelo Instagram e visam a popularização do conhecimento produzido na Universidade e, especialmente, no Nedi. A escolha da referida rede se deu pelas possibilidades de publicação de posts com textos e vídeos relacionados à temática e ainda por seu amplo alcance.
Atuam no projeto bolsistas de extensão e bolsistas voluntários dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos e Pedagogia da UFLA. A expectativa da equipe de trabalho é que o Nedi seja um espaço de produção teórica e prática sobre o trabalho de Educação Ambiental com crianças, comunidade escolar e acadêmica. Produzir um ambiente escolar verde que sirva de referência para escolas do município de Lavras e região.
"Os diferentes olhares contribuem para a efetivação do diálogo e reflexão entre os vários campos do conhecimento e a produção de práticas educativas e interdisciplinares. Nessa perspectiva, desenvolver movimentos educativos no interior da escola que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente", ressalta a coordenadora.
Esse projeto integra o Programa de Extensão "Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas", coordenado pela professora Letícia Silva, que articula outros quatro projetos de extensão, todos voltados para a Educação Infantil, as crianças e a infância.
Fonte: Ascom/Ufla
|
|