Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 20/02/2025 23:03
Polícia Civil de Lavras promoveu operação que culminou na prisão de 7 ladrões de carga de café

Foto e informações: PC

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Polícia Civil de Lavras, por meio da Delegacia Adjunta de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (DAPATRI/Lavras), na manhã de hoje, quinta-feira, dia 20, promoveu a "Operação Decanter", que investigou o roubo de uma carga de café avaliada em R$ 320 mil, carga roubada no dia 15 de agosto do ano passado. O crime ocorreu em uma estrada rural de Lavras e foi praticado por uma organização criminosa que agiu com planejamento rico em detalhes e empregando o uso de arma de fogo e restrição de liberdade da vítima.

A PC levantou durante a investigação, que os autores não apenas atuaram em Lavras, mas também expandiram suas ações criminosas para Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, São Bento do Abade, Itumirim e Perdões, além de manter ligações diretas com o crime organizado no Estado de São Paulo. No curso das investigações, dez suspeitos foram indiciados pelos crimes de roubo qualificado, lavagem de capital, organização criminosa armada e, em alguns casos, receptação qualificada.

Ao todo, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão em diversos endereços relacionados ao grupo, culminando na apreensão de aparelhos celulares, documentos bancários, computadores, armas de fogo, como pistolas calibres .380 e 9mm e produtos oriundos de outras ações criminosas. Seis mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra os indiciados, ressaltando-se que outros dois indivíduos continuam foragidos e com mandado de prisão em aberto - um residente no Estado de São Paulo e outro em Carmo da Cachoeira, sendo este último o detentor das armas de fogo apreendidas.

Durante as diligências, ocorreu ainda a prisão em flagrante de um suspeito por tráfico de drogas (em princípio não envolvido com o crime de roubo em apuração), com a apreensão de porções de cocaína, balança de precisão, embalagens e outros materiais destinados à atividade ilícita.

A operação foi denominada de "Operação Decanter" que remete ao processo de purificação, fazendo alusão ao café subtraído e simbolizando a resposta do Estado ao intento criminoso de se infiltrar em cadeias produtivas essenciais. Os levantamentos revelaram ainda a prática de lavagem de capitais, resultando na identificação de beneficiários indiretos e na instauração de procedimentos específicos para recuperação dos valores ilícitos por meio de medidas assecuratórias.

As ações conjuntas reuniram cerca de 30 policiais civis de unidades de Lavras e Alfenas, com o apoio de equipes da Polícia Civil do Estado de São Paulo, evidenciando o esforço integrado no enfrentamento ao crime organizado. As confissões de dois alvos e a entrega voluntária de dispositivos e documentos reforçaram as provas do caso, permitindo uma compreensão mais ampla do modus operandi do grupo.

As investigações prosseguem com o objetivo de capturar os foragidos e aprofundar a responsabilização de todos os envolvidos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras