As queimadas matam animais, insetos e provocam uma série de doenças respiratórias. Fotos: Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Uma queimada de origem criminosa destruiu, na tarde desta segunda-feira, dia 2 de junho, uma importante área de reprodução e habitat de aves e pequenos animais em Lavras. O local afetado, situado entre os bairros Caminho das Águas e Nova Era, é área era lar de seriemas, codornas, inhambus, corujas e outros pássaros.
Ela atingiu nascentes de pequenos cursos d'água que deságuam no ribeirão Vermelho, principal ribeirão que corta a mancha urbana de Lavras. Estas nascentes são extremamente importantes para a reprodução dos animais e pássaros da área.
Além de aniquilar a fauna e flora local, a queimada gerou sérios transtornos: a fumaça intensa prejudicou os moradores do bairro Nova Era I e II e dificultou drasticamente a visibilidade de motoristas que trafegavam pelo anel viário e pela rodovia Zito de Abreu (estrada do Madeira).
A situação foi ainda mais delicada para o Lar e Vida "Matheus Loureiro Ticle", instituição que apoia pessoas com câncer, cujos assistidos foram incomodados pela fumaça.
A inalação da fumaça de incêndios florestais, que contém partículas finas (MP 2.5) e grossas (MP 10), monóxido de carbono e outros gases tóxicos, pode causar irritação nos olhos e nas vias respiratórias, exacerbando sinais e sintomas em indivíduos com asma, bronquite e outras doenças pulmonares.
É crucial lembrar que provocar queimadas, mesmo em áreas urbanas, é crime. Tais atos causam graves malefícios a seres humanos, animais e ao meio ambiente, configurando infração de acordo com a Lei Federal 9.605/98 (legislação ambiental) e o Artigo 250 do Código Penal.
|
|