Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/05/2026 19:07 - Atualizada em: 20/05/2026 12:03
Ufla sediará o maior evento de Doenças Negligenciadas do país, com a presença de Margareth Dalcolmo

Pneumologista e pesquisadora Margareth Maria Pretti Dalcolmo. Foto: Virginia Damas/Ensp/Fiocruz

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 21 de maio, Lavras se tornará o epicentro do debate científico nacional e internacional. A cidade e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) vão receber uma das mentes mais brilhantes e influentes da ciência contemporânea: a doutora Margareth Dalcolmo.

Pneumologista, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro da prestigiada Academia Nacional de Medicina (ANM), Dalcolmo é uma das figuras mais proeminentes do cenário científico brasileiro. Sua vinda à região não é apenas um marco acadêmico, mas uma oportunidade para estudantes, profissionais e a comunidade local ouvirem uma das vozes mais respeitadas e ouvidas do país. A palestra será restrita aos congressistas, mas será transmitida ao vivo pelo canal do Nupeb no Youtube. 

Para quem acompanhou os complexos desafios da saúde pública global nos últimos anos, o nome de Margareth Dalcolmo se tornou sinônimo de autoridade, clareza e coragem. Unindo o rigor metodológico da academia a uma vasta e humanizada experiência clínica, ela assumiu um papel de liderança de real importância durante a pandemia da Covid-19.

Dalcolmo destacou-se nacionalmente pela defesa incansável da ciência, da vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS), traduzindo conceitos complexos em orientações acessíveis e salvando vidas por meio da informação de qualidade. Sua trajetória é a personificação do impacto que a pesquisa científica séria exerce diretamente na sociedade.

A presença de uma cientista desse calibre em Lavras não é um fato isolado; reflete a consolidação da Ufla como um polo de excelência, disseminação de conhecimento e vanguarda intelectual. A universidade tem se destacado cada vez mais na liderança de debates globais sobre saúde, ciência e sustentabilidade.

Margareth Dalcolmo vem a Lavras a convite da professora doutora Joziana Barçante - docente e pesquisadora da Ufla e reconhecida por sua atuação na área de saúde e doenças infecciosas -, evidenciando a força e a articulação do corpo docente da instituição em atrair grandes nomes do cenário mundial.

A doutora Margareth Dalcolmo será a responsável por ministrar a Aula Magna de abertura de dois grandes marcos acadêmicos organizados na instituição: VI Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (VI SBDN) e II World Symposium on Neglected Diseases (II WSND)

Estes simpósios, chancelados pela Ufla, são considerados atualmente os maiores eventos científicos do país dedicados às doenças negligenciadas e à abordagem de Saúde Única (One Health) - conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental.

Ao sediar um evento dessa magnitude com a presença de Margareth Dalcolmo, entre outros, a Ufla reafirma seu compromisso inabalável com o progresso científico, a inovação e a busca por soluções reais para as populações mais vulneráveis do planeta.

 
 


www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras