Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 26/02/2026 17:42 - Atualizada em: 26/02/2026 21:39
Alerta Máximo em Lavras: Cidade entra em "Zona de Perigo" devido a possibilidade de temporais nesta quinta e sexta-feira

Lavras e cidades de seu entorno estão na área roxa da zona de perigo iminente até amanhã, sexta-f

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A combinação de fatores climáticos críticos colocou Lavras e as regiões do Sul de Minas e Zona da Mata em estado de vigilância severa. De acordo com meteorologistas, hoje, quinta-feira, dia 26, e a sexta-feira, dia 27, serão marcadas por volumes expressivos de chuva, com potencial para transtornos urbanos e rurais.

O município de Lavras aparece com destaque nos mapas de monitoramento na chamada "zona de perigo". A previsão para a cidade inclui temporais severos acompanhados de descargas elétricas.

Também poderá ter rajadas de vento forte que podem atingir a vegetação e a rede elétrica, além de risco de chuva contínua, o que eleva a preocupação com o encharcamento do solo e possíveis alagamentos em pontos vulneráveis da cidade.

As imagens de satélite mais recentes revelam um cenário preocupante sobre Minas Gerais. Áreas pintadas em tons de vermelho e roxo cobrem grande parte do estado, sinalizando alta instabilidade.

Segundo especialistas do Climatempo, o tom roxo - que predomina sobre Lavras e quase todo o Sul de Minas - representa o nível mais crítico de umidade e potencial de destruição. Apenas uma pequena faixa na divisa com São Paulo apresenta o nível vermelho, reforçando que o epicentro da umidade está concentrado sobre a nossa região.

A situação atual é fruto de uma combinação perigosa de três fenômenos meteorológicos que é a baixa pressão atmosférica, que favorece a formação de nuvens carregadas. A circulação de ventos que transporta umidade constante do oceano e da Amazônia também é uma preocupação a ser considerada. Tudo isso é decorrente de uma frente fria oceânica que atua como um gatilho, intensificando a força das chuvas ao longo de todo o dia, da noite e madrugada.

Diante do alto risco de desastres naturais, como deslizamentos de terra e quedas de árvores, a recomendação é de cautela máxima. Moradores de Lavras que residem em áreas de risco ou próximas a encostas e cursos d'água devem redobrar a atenção a qualquer sinal de rachaduras ou movimentação de terra.

Buscar abrigo seguro em caso de ventos fortes e evitar estacionar veículos debaixo de árvores ou placas publicitárias manter-se informados pelos canais oficiais da Defesa Civil pelo menos até o final de amanhã, sexta-feira, dia 27.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras