
Lavras é uma das seis cidades envolvidas no acordo do Sistema Regional de Inovação. Foto: Vista parcial de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O Sul de Minas está prestes a formalizar um movimento histórico de cooperação. O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas será lançado oficialmente em Poços de Caldas, no dia 13 de novembro, reunindo esforços para transformar a região em um polo de prosperidade e tecnologia.
O SRI é um pacto coletivo que une seis cidades estratégicas - Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Lavras, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá - que decidiram cooperar, compartilhando uma visão de futuro para o desenvolvimento sustentável e humano. Mais do que um projeto, o objetivo é promover uma atuação coordenada para potencializar oportunidades, atrair investimentos e estimular novos negócios inovadores.
O lançamento oficial será realizado no Palace Casino de Poços de Caldas, das 12h30 às 18h do dia 13 de novembro. O evento contará com a presença do Secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo Oliveira, dos prefeitos das seis cidades, parlamentares e lideranças empresariais e acadêmicas.
Serão destaques do evento, um case de sucesso, com a apresentação do modelo do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, um ecossistema consolidado de fomento à inovação e, assinatura dos Acordos de Cooperação entre universidades e instituições sul-mineiras, firmando uma agenda conjunta de tecnologia e empreendedorismo.
Antes do lançamento oficial, haverá uma coletiva com a presença de especialistas para detalhar o projeto, são eles: Rafael Bechelin, consultor do Pacto Alegre e membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Porto Alegre, que trará insights sobre a conexão de territórios. Paulo Sarto Neto, consultor e Gestor de Projetos de Inovação do Sebrae/MG, que apresentará a estrutura do SRI.
O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e Governo do Estado. O movimento ganhou corpo com eventos importantes. Em julho, em Lavras, foi realizada uma reunião estratégica que propôs a criação de um comitê integrado, com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e secretários e um workshop colaborativo para definir a governança regional.
Em setembro foi a vez de Pouso Alegre receber os membros para a formalização do documento com a assinatura do acordo de cooperação intermunicipal que formalizou a criação do SRI, culminando agora no lançamento oficial.
Com este pacto, o Sul de Minas espera provar que a união entre os municípios, em vez de competição, é a verdadeira fórmula para a prosperidade regional.
|
|
|