.jpg)
José Cherem, médico urologista do Hospital Vaz Monteiro e pesquisador da Ufla
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O mês de novembro é o Novembro Azul, mês dedicado a conscientização da saúde masculina. Excluindo o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. A boa notícia é que a detecção precoce quando o diagnóstico é feito no início, as chances de cura ultrapassam os 90%.
Contudo, o caminho para a cura esbarra em um grande obstáculo cultural, que é o exame de toque retal. O tabu em torno deste procedimento, imposto por uma cultura machista ainda muito arraigada, sobretudo em cidades menores, é o principal motivo que leva muitos homens a se recusarem a procurar o urologista e a fazer o rastreamento necessário.
Ciente deste desafio, a Prefeitura de Ingaí está promovendo uma importante ação de conscientização, focada em desmistificar o exame e incentivar o autocuidado.
A campanha de Ingaí terá seu ponto alto com uma palestra ministrada por um profissional renomado e com forte ligação acadêmica: o médico José Cherem. Ele vai abordar o tema da Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata.
A palestra será ministrada no dia 5 de novembro, na primeira quarta-feira do mês de novembro, às 19h no Auditório Municipal de Ingaí. O palestrante traz uma bagagem que une a prática clínica de ponta à pesquisa científica.
José Cherem é Médico Urologista, com especialização pela Sociedade Brasileira de Urologia. Ele atua como Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Ele é pesquisador e vice coordenador do Núcleo de Pesquisa Biomédica da Ufla, além de ser coordenador e médico do Serviço de Urologia do Hospital Vaz Monteiro (HVM).
A presença de um especialista renome garante que o público receberá informações de alta qualidade, provando que apenas um minuto de prevenção pode salvar uma vida.
.