
Cenário dos complexos do Alemão e Penha é semelhante a de um teatro de guerra, com diversos focos de fogo. Imagens das redes sociais
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) colocou os serviços de inteligência das Polícias Civil e Militar em estado de alerta máximo. O objetivo é monitorar e conter possíveis fugas de criminosos do Rio de Janeiro para o território mineiro, em decorrência dos desdobramentos da Operação Contenção.
Com o número de mortos já passando dos 130, a operação no Rio de Janeiro é considerada uma das mais letais da história da cidade.
A ação resultou na apreensão de 96 armas de grosso calibre e de uso exclusivo das Forças Armadas, além de grande quantidade de drogas.
Paralelamente à megaoperação carioca, Minas Gerais realizou a Operação Saracura, que teve como alvos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho com atuação no estado.
A ação mineira resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão e diversos mandados de busca e apreensão. A maior parte das prisões ocorreu na Zona da Mata. Sendo 5 mandados cumpridos em Bicas; 6 em Juiz de Fora e 3 no Sistema Prisional contra indivíduos já detidos.
Todos os presos são suspeitos de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, tortura e ameaça. Segundo a Polícia Militar, o foco de atuação dos suspeitos era nos bairros Retiro e Jardim Esperança, em Juiz de Fora, e no Bairro Saracura, em Bicas, sendo este último identificado como um ponto de refino de drogas, especialmente pasta base de cocaína e maconha.
Com a tensão no Rio de Janeiro, as forças públicas de Minas Gerais se armam não só de força, mas de inteligência.
O Jornal de Lavras questionou a assessoria de imprensa do 8º Batalhão, com sede em Lavras se a corporação havia planejado alguma ação na região de sua abrangência, bem como na da Sexta Região, também com sede em Lavras, a assessoria enviou uma nota, que publicamos na íntegra:
Nota do 8º Batalhão
"O 8º Batalhão de Polícia Militar informa que continua realizando, diariamente, diversas ações e operações voltadas à manutenção da ordem pública e à preservação da segurança em toda a sua área de atuação".
A nota segue e informa ainda: "A Polícia Militar de Minas Gerais reforça seu compromisso com a sociedade, atuando diuturnamente para proteger a população mineira, garantindo a tranquilidade e o pleno exercício dos direitos dos cidadãos".
.