
Situação se agrava a cada ano e Copasa quer ajuda das startups e universidades para encontrar solução
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) lançou uma Chamada Pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com um investimento de até R$ 6,4 milhões para enfrentar os crescentes desafios das mudanças climáticas em Minas Gerais.
O edital busca soluções inovadoras capazes de identificar, priorizar e mitigar os riscos climáticos que ameaçam os ativos operacionais e o modelo de negócio da Companhia. O prazo final para inscrições é 19 de dezembro.
A iniciativa é voltada a startups, empresas de base tecnológica, universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). A meta é selecionar até três propostas que possam desenvolver sistemas avançados.
Segundo a engenheira Júlia Modesto, da Gerência de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, a Copasa busca soluções capazes de mapear e diagnosticar vulnerabilidades climáticas em seus ativos. Também utilizar análises geoespaciais e modelos preditivos para antecipação de riscos.
A expectativa é que os projetos resultem em sistemas integrados de monitoramento, planos de adaptação de curto, médio e longo prazo, e políticas corporativas robustas para gestão de riscos climáticos. A ideia é, essencialmente, "fortalecer a segurança hídrica, assegurando maior continuidade, qualidade e confiabilidade na prestação dos serviços essenciais", como destaca a engenheira.
A seleção das propostas será rigorosa. Após uma análise preliminar de conformidade, o Comitê Técnico avaliará os projetos com base em três pilares: Justificativa e Originalidade. Alinhamento estratégico, potencial de geração de conhecimento e detalhamento metodológico.
Experiências Anteriores. Histórico da proponente em projetos de PD&I compatíveis. Maturidade Tecnológica. Estágio de desenvolvimento da solução proposta.
As até cinco propostas mais bem classificadas avançarão para uma segunda fase de avaliação detalhada, que focará na capacidade de gestão, competência técnica da equipe e nos impactos econômicos, sociais e ambientais esperados.
Os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o desafio podem participar de uma sessão pública de apresentação do edital, que será realizada de forma online no dia 31 de outubro, às 9h.
O edital completo e as informações para inscrição na sessão estão disponíveis no site da Copasa, clique aqui e tenha acesso às informações. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: cpli@copasa.com.br.
.