
A carga já desceu a serra de Cambuí e segue seu destino
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O gigantesco comboio que transporta uma megacarga industrial de 850 toneladas voltou a circular na manhã de hoje, segunda-feira, dia 27 de outubro, às 8h45, pela rodovia Fernão Dias, a BR-381. O veículo especial estava parado na região de Camanducaia, no Sul de Minas, desde o dia 14 de outubro após sofrer uma pane mecânica.
A retomada do deslocamento é um alívio para a logística da operação, mas o imprevisto de quase duas semanas de paralisação deverá alterar significativamente o cronograma inicial, que previa a chegada da carga ao destino final apenas em janeiro de 2026.
O equipamento transportado é um complexo sistema de moagem, essencial para atividades de grande porte como mineração e processamento de materiais. Sua destinação final é uma fábrica do grupo da Votorantim Cimentos no município de Edealina, Goiás, cidade com cerca de 4 mil habitantes.
A composição do comboio impressiona pelos números: são 850 toneladas, medindo 123 metros de comprimento, com 44 eixos, 264 pneus com peso total de 850 toneladas.
A jornada da megacarga começou em 9 de outubro, com saída de Arujá (SP) e entrada na Fernão Dias em Atibaia (SP). Originalmente, o plano logístico previa que o veículo deixasse o trecho da BR-381 em Perdões, no dia 20 de outubro, para então seguir viagem pela BR-354. O atraso imposto pela pane mecânica na região de Camanducaia agora exige um novo planejamento para a complexa travessia rodoviária.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Arteris Fernão Dias continuam acompanhando de perto o comboio, que se move lentamente, garantindo a segurança viária durante o percurso.
Neste momento [10h] a carga está se deslocando pelo km 900 da BR-381 em Cambuí no sentido Norte, as faixas estão interditadas e está com 5 quilômetros de lentidão.
|
|
|