
A participação maciça de policiais penais de todas as regiões foi o ponto alto da competição
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O cartão postal de Belo Horizonte, o Complexo da Pampulha, que por sinal foi idealizado e construído pelo então prefeito lavrense Otacílio Negrão de Lima, foi o palco de um evento inédito de integração e esporte. Na manhã do último domingo, dia 19 de outubro, foi realizada a primeira edição da Corrida da Polícia Penal de Minas Gerais, que reuniu aproximadamente 3 mil participantes.
O evento superou as expectativas e reuniu Policiais Penais, servidores públicos de diversas áreas e atletas da sociedade civil em geral. O objetivo principal foi não apenas incentivar a prática esportiva e promover o bem-estar, mas também aproximar a Polícia Penal da comunidade.
A concentração e a largada foram na praça Geralda Damata Pimentel, a praça Nova da Pampulha, como é conhecida. Antes do início da prova, o público e os atletas puderam assistir a apresentações de demonstração dos grupamentos especializados da Polícia Penal, incluindo Operações com Cães (GOC); Patrulha Aérea (GPAer) e Intervenção Rápida (GIR). A Banda da Polícia Penal animou os presentes antes e depois da corrida, transformando o evento numa celebração.
O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Grego, destacou que a corrida foi muito além de um simples evento esportivo. Ele ressaltou que a iniciativa representa um "caminho inovador para aproximação entre a Polícia Penal e a sociedade em geral", contribuindo significativamente para mudar a percepção pública sobre essa importante força de segurança.
Para o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, o dia foi histórico para a instituição, marcando a primeira de muitas outras corridas que a Sejusp-MG pretende realizar.
Os cerca de 3 mil inscritos percorreram o trajeto ao longo da orla da Lagoa da Pampulha, com opções de percurso que incluíram corridas de 10km e 5km, além de uma Caminhada da Família de 3km.
O evento contou com a participação de diversos representantes da Polícia Penal de toda a região, inclusive de Lavras. Um destaque especial foi o desempenho do Policial Penal Daniel José Coelho, servidor que atua no Presídio Estadual de Lavras, que conquistou o 3º lugar na disputada categoria dos 10km.




|
|
|