
Professor Alessandro Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos. Foto: Divulgação Unifal
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) concluiu, ontem, quinta-feira, dia 23, a consulta à comunidade universitária para a escolha da nova Reitoria. O professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras e atual vice-reitor, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos após a proporcionalização por categoria, conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, dia 24. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, será a vice-reitora na chapa vencedora.
O processo de consulta envolveu docentes, técnicos administrativos e estudantes, com pesos de 70% para docentes, 15% para discentes e 15% para técnicos, garantindo a paridade na representação. O resultado será agora encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni), que homologará os nomes e elaborará a lista tríplice final a ser enviada à Presidência da República para a nomeação oficial do reitor.
Alessandro Antônio Costa Pereira é professor titular da Unifal desde 2017 e atua como vice-reitor. Formado em Odontologia, possui mestrado e doutorado em Patologia Bucal pela FOB/USP. Servidor da Unifal desde 1997 é especialista em Patologia Bucal e Geral. Sua trajetória inclui passagens como pró-reitor adjunto e titular de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) entre 2010 e 2014, defendendo uma gestão democrática, ética e inovadora.
O professor Alessandro é irmão do ex-reitor da Ufla Silas Costa Pereira, de Saulo, Sônia, Sara, Solange e Sérgio, ele é filho do casal Paulo Costa Pereira e Iracema Carvalho Pereira, já falecidos.
Vanessa Bergamin Boralli Marques é professora titular desde 2009, é graduada em Farmácia e possui doutorado em Toxicologia pela FCFRP-USP, com experiência internacional. Desde 2018, atua como pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, sendo responsável pela expansão da pós-graduação stricto sensu, captação de recursos e fortalecimento da pesquisa e internacionalização da Unifal. Sua gestão é marcada pela valorização acadêmica e planejamento estratégico.
.