
Acidente obriga agora a empresa transportadora a mudar a logística de transporte
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O transporte da megacarga industrial que percorre a BR-381, a rodovia Fernão Dias, em direção a Goiás, sofreu um grave revés. O equipamento, que havia iniciado sua jornada em 9 de outubro em Atibaia (SP), sofreu um acidente na região de Camanducaia (MG), causando a interdição total da rodovia no sentido Norte/Belo Horizonte.
A peça em questão é um gigantesco Sistema de Moagem, com proporções monumentais: 123 metros de extensão, 7,30 metros de largura e um peso total de 850 toneladas. Para seu deslocamento, era utilizado um comboio especial com 44 eixos e 264 pneus.
O incidente ocorreu no km 921, na região de Camanducaia, já em território mineiro. De forma inesperada, o equipamento se deslocou da estrutura transportadora, fazendo com que parte da carga caísse sobre a pista. Este evento não só paralisou a operação, que estava prevista para durar três meses até o destino final em Goiás (passando posteriormente pela BR-354), mas também criou um obstáculo intransponível na Fernão Dias.
O acidente interrompeu completamente o fluxo de veículos no sentido Belo Horizonte. Diante do bloqueio total, os motoristas que trafegam no sentido Norte (Minas Gerais) são obrigados a optar por uma rota de desvio longa e complexa que utiliza vias estaduais e municipais.
A rota alternativa consiste em acessar a rodovia 146, em Bragança Paulista, seguir para Pedra Bela pela SPA 109, passar por Lemos (SP), voltar para o território mineiro e pegar a MG-460, passar por Munhoz, Sul de Minas e acessar a MG-295 e seguir por 20 quilômetros até Cambuí e ganhar a rodovia Fernão Dias, BR-381 novamente.
O incidente impacta diretamente o cronograma previsto para a passagem da megacarga pelas cidades do Sul de Minas. Originalmente, a chegada do comboio ao trevo de Lavras estava programada para o domingo, 19 de outubro. Com a paralisação em Camanducaia e a necessidade de realizar o complexo resgate e realocação da peça na estrutura transportadora, o prazo para a continuidade da viagem está indefinido.
O trabalho de remoção da carga do km 921 e a reabertura da pista exigirá uma operação de engenharia delicada e pode levar dias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Arteris Fernão Dias estão no local coordenando a segurança e o fluxo do tráfego.
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