
Vista parcial do campus da Ufla em Lavras, instituição que tem pesquisadores entre os melhores cientistas do mundo apontados em ranking internacional
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) reforçou seu status de excelência em pesquisa global, com um grupo de seus pesquisadores se destacando na prestigiada lista dos cientistas mais influentes do mundo, divulgada pela Universidade Stanford (EUA) em 2025. O levantamento, elaborado em parceria com o repositório de dados Elsevier e em sua oitava edição, utiliza indicadores robustos da base Scopus que avaliam o impacto científico acumulado ao longo da carreira e o impacto obtido exclusivamente no último ano de referência (2024).
O reconhecimento internacional coloca a ciência produzida em Lavras em evidência globalmente, competindo com mais de 200 mil cientistas mundiais e superando a marca de mil brasileiros na lista geral.
A lista de Stanford divide o reconhecimento em duas categorias principais, e a Ufla apresentou um crescimento notável em seu impacto de carreira:
Quando o parâmetro de análise é o número de citações e o impacto acumulado ao longo de toda a carreira, a Ufla emplacou cinco pesquisadores na lista mundial - um aumento em relação ao ano anterior. São eles: Rosane Freitas Schwan, Daniel Furtado Ferreira, Cleiton Antônio Nunes, Fátima Maria de Souza Moreira e Rodrigo Lopes Ferreira.
Na categoria que reflete a produção mais recente e o número de citações ao longo do ano de 2024, o desempenho da Universidade foi ainda mais expressivo, com 12 pesquisadores figurando entre os mais influentes. Este dado demonstra a atualidade e a relevância contínua das pesquisas desenvolvidas na Ufla. Os pesquisadores destacados são - em ordem decrescente de citações: Daniel Furtado Ferreira, Rosane Freitas Schwan, Rafael Dudeque Zenni, Cleiton Antônio Nunes, Leônidas Carrijo Azevedo Melo, Gustavo Henrique Denzin Tonoli, Muhammad Siddique Afridi, Paulo dos Santos Pompeu, Khalid Haddi, Rodrigo Lopes Ferreira, Luciano José Pereira e, Thiago de Paula Protásio.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luís Roberto Batista, celebrou o resultado, destacando a importância desse reconhecimento para a instituição e para o país.
"Esse reconhecimento internacional reforça a excelência da produção científica e consolida nossa Instituição como referência em pesquisa, inovação e impacto social. Parabenizamos nossos pesquisadores, cuja dedicação e trabalho de vanguarda projetam a ciência brasileira no cenário global e contribuem diretamente para o desenvolvimento de Lavras e de Minas Gerais", ressaltou o pró-reitor.
O sucesso da Ufla nesta avaliação reitera o seu papel como um polo de geração de conhecimento de alto impacto, evidenciando o investimento contínuo em pesquisa de qualidade e a formação de talentos que se destacam mundialmente em suas respectivas áreas do conhecimento.
|
|
|