Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 05/10/2025 18:48 - Atualizada em: 06/10/2025 10:21
Lavras se despede de Edson Lopes dos Santos, o "Edinho Lopes", aos 94 anos

Rosa Luto

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Faleceu na manhã de hoje, domingo, dia 5 de outubro, em Lavras, aos 94 anos, Edson Lopes dos Santos, carinhosamente conhecido como "Edinho Lopes". Ele deixou um legado marcado pelo trabalho dedicado, paixão pela arte e forte presença na comunidade.

Edinho Lopes foi um ferroviário aposentado, tendo dedicado 40 anos de sua vida à ferrovia. Mesmo após a aposentadoria formal, sua paixão pelo trabalho o manteve ativo por um longo período como eletricista.

Além de sua vida profissional, Edinho Lopes era um grande amante das artes, com destaque para a música. Ele era cantor de ópera e participou ativamente de diversos corais importantes em Lavras, contribuindo para a cena cultural da cidade. A veia artística de Edinho Lopes foi herdada de seu pai: José Lopes, o Zé Lopes Pipoqueiro, teatrólogo e um baluarte dos antigos carnavais de Lavras, ele construía, com muita habilidade, os famosos carros alegóricos da Zona Norte, dos carnavais das décadas de 30, 40 e 50.

Edinho era viúvo de Conceição Lopes. Juntos, construíram uma grande família e tiveram cinco filhos: Edilson, Ellen, Edno e Eliene, além de Ednaldo, falecido ainda na infância. Ele deixa também o carinho de sete netos e cinco bisnetos.

Seu filho mais velho, Edilson Willian Lopes, seguiu os passos de dedicação pública, sendo servidor aposentado da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e ex-presidente do Lavras Tênis Clube (LTC), onde também se destacou como atleta de natação no final da década de 60 e início da década de 70.

O forte vínculo de Edinho com o LTC foi eternizado em uma homenagem especial. Quando a sauna do clube foi reformada, ela recebeu o nome de Edson Lopes dos Santos, em tributo promovido por seu filho, então presidente. Edinho era um frequentador assíduo da sauna, onde sua simpatia o tornava muito querido por todos os membros do clube.

O corpo de Edson Lopes dos Santos, o Edinho Lopes, será velado amanhã, segunda-feira, dia 6 de outubro, na Igreja Adventista do 7º Dia, localizada na avenida Álvaro Augusto Leite, no bairro Monte Líbano, das 7h às 11h. Seu sepultamento será realizado no mesmo dia, às 11h, no Cemitério Paroquial São Miguel.

 

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras