
Ex-vereador por Lavras, o deputado federal Lafayette Andrada, votou favorável a PEC da Blindagem. Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira, dia 16 de setembro, a PEC das Prerrogativas, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta, que agora segue para o Senado, recebeu 344 votos favoráveis e 133 contrários.
A PEC, que também tem sido chamada de PEC da Bandidagem por aqueles que são contrários à proposta, restringe a prisão em flagrante de parlamentares e exige a permissão do Poder Legislativo para a abertura de ações penais contra deputados e senadores. A proposta prevê que o Legislativo teria até 90 dias para analisar pedidos de prisão e a abertura de processos criminais.
Críticos da PEC argumentam que, se aprovada, a proposta dificultará a punição de crimes cometidos por parlamentares e pode tornar o Congresso e as assembleias estaduais "portos seguros" para criminosos.
Entre os deputados que votaram a favor da PEC e que tiveram votação em Lavras estão: o majoritário Nicollas Ferreira (PL); Domingos Sávio (PL); Mário Heringer (PDT); Odair Cunha (PT); Dimas Fabiano (PP) e o ex-vereador lavrense Lafayette Andrada (Republicanos).
A aprovação da PEC da Blindagem gerou um amplo debate sobre a imunidade parlamentar e a luta para barrar essa PEC não se tornou uma luta da esquerda, mas de todos que se indignaram com isso.
Em resposta à aprovação, um grupo de lavrenses irá protestar. No domingo, dia 21 de setembro, às 9h, será realizada uma distribuição de panfletos na ilha das praças Augusto Silva e Leonardo Venerando, em uma manifestação de insatisfação com a PEC.
|
|
|