Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 03/09/2025 09:45 - Atualizada em: 03/09/2025 12:18
Escola estadual em Carmo da Cachoeira não tem coleta de esgoto, apontou fiscalização da Atricon

Vista parcial de Carmo da Cachoeira

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou um painel online com os resultados do projeto "Sede de Aprender", uma ação nacional que fiscalizou mais de 2,6 mil escolas. Os dados revelam problemas sérios de saneamento básico em várias escolas de Minas Gerais.

Em Minas, onde 89 escolas foram vistoriadas, os resultados são preocupantes. Foi constatada a falta de certificado de potabilidade da água em 58,43% (52) das escolas e a ausência de coleta de esgoto em 42,70% (38). As cidades com escolas sem coleta de esgoto incluem Carmo da Cachoeira, cidade limítrofe com Lavras, e outras 17. Já a falta de certificação da água foi verificada em cidades como Almenara, Barbacena e Betim, entre outras.

A pesquisa, realizada entre 2 e 6 de junho de 2025, focou em estabelecimentos que apresentavam deficiências em relação a água potável, abastecimento, esgoto e banheiros. Os indicadores nacionais mostram que: 74% das escolas fiscalizadas não têm certificado de potabilidade da água; 54% não têm coleta de esgoto; 17% não têm água potável e 6,82% não têm banheiro.

A plataforma da Atricon permite filtrar os dados por estado, município e unidade de ensino, tornando as informações acessíveis para que os órgãos competentes possam tomar decisões estratégicas para resolver esses problemas.

A falta de saneamento básico em escolas públicas é uma questão crítica que afeta diretamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras