
Manifestação cultural das mais antigas de Minas Gerais é mantida viva em Perdões
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
No próximo sábado, dia 2 de agosto, a cidade de Perdões dará início a um projeto de grande relevância cultural: a Escola de Congado. A iniciativa, idealizada pela Associação Cultural de Perdões, tem como objetivo principal preservar e valorizar essa manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira, que é tão presente em diversas regiões do país, especialmente no Sudeste.
O projeto vai além da simples preservação do folclore, abraçando também a música, a gastronomia tradicional, a produção cultural e a contação de histórias, enriquecendo ainda mais o aprendizado e a experiência dos participantes.
O Congado, também conhecido como congo, é uma rica fusão de dança, canto, teatro e espiritualidade de matrizes africana e cristã (católica). A festividade celebra Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, em memória à proteção que essas santidades ofereceram aos negros escravizados. É uma expressão vibrante de fé, resistência e ancestralidade.
Neste sábado, dia 2 de agosto, às 9h, o lançamento do projeto movimentará dois locais em Perdões: na quadra da Comunidade Santa Teresinha, na avenida Deputado Aldo dos Santos, será realizada a Oficina de Ritmos – Polo Catupé. Já na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, no bairro Palestina, na rua João Eusébio, será ministrada a Oficina de Ritmos – Polo Moçambique.
A Escola de Congado terá duração de quatro meses. Para participar, basta se inscrever através do link do projeto. Clique aqui.
.jpg)
.jpg)
|
|
|