Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 29/06/2025 23:10 - Atualizada em: 30/06/2025 13:56
Professor da Ufla Luís Roberto Batista recebeu, neste domingo, a Medalha Alysson Paolinelli

Professor Luís Roberto Batista recebeu a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, em solenidade realizada em Bambuí (MG)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Governo de Minas Gerais homenageou hoje, domingo, dia 29 de junho, dez personalidades e instituições com a entrega da Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli. A honraria, que reconhece relevantes serviços prestados à agropecuária, ao setor produtivo e ao desenvolvimento sustentável, teve entre seus agraciados o professor Luís Roberto Batista, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Almeida Pereira Fernandes, que destacou o legado de Alysson Paolinelli. "Hoje, entregamos a primeira edição da medalha Alysson Paolinelli para empresas, entidades e pessoas que têm se destacado no agro mineiro. Nosso agro que tem sido uma das principais economias do estado, com a contribuição dessas entidades que foram agraciadas com a medalha e levam todo o legado do doutor Alysson Paolinelli, que realmente foi um homem que mudou o agro, não só em Minas Gerais, mas no Brasil e no mundo", afirmou Fernandes.
A cerimônia ocorreu na praça Rui Santos, no centro de Bambuí, cidade natal do ex-ministro e ex-secretário de Estado de Agricultura de Minas, conhecido por incentivar a pesquisa, a ciência e a tecnologia no país.
A Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli foi criada em 2023 pelo Governo de Minas (Lei 24.582) e regulamentada em 2024 (Decreto nº 48.859), contemplando dez categorias. A honraria é concedida anualmente em 29 de junho, data do falecimento de Paolinelli, em 2023. O Conselho Permanente da Medalha se reúne em 10 de maio para escolher os agraciados, a partir de listas tríplices. A solenidade de entrega será sempre itinerante, visitando municípios mineiros que se destacam no agronegócio ou que tiveram relevância na trajetória de Paolinelli.

Confira a relação das personalidades e instituições que foram homenageadas hoje em Bambuí: Pequeno produtor: Rubnei Santos Gomes (Rubi Queijaria); Médio produtor: Cézar Ramos Júnior (Empresa Natucentro); Grande produtor: José Maria de Oliveira (Café Campos Altos); Universidades, empresas de pesquisa e inovação públicas e privadas: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Jornalismo e comunicação agro: Programa Globo Rural; Entidades, associações, cooperativas e empreendimentos agropecuários: Cooxupé - Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda; Pesquisadores e profissionais das diversas ciências que impactam resultados e ações positivas para a agropecuária: Luís Roberto Batista, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla); Pessoas públicas e de governo: Antônio Carlos Arantes, deputado estadual; Empresas agropecuárias e agroindústrias: Rocca - Doce de Leite e, Jovem produtor: Hugo Faria Leite (Queijaria Roça da Cidade). Veja foto abaixo dos homenageados.

O legado de Alysson Paolinelli: Engenheiro agrônomo e político, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura brasileira. Como Ministro da Agricultura (1974-1979), ele promoveu a "Revolução Verde" no Brasil, transformando o improdutivo Cerrado em um dos principais polos de produção de alimentos. Ele incentivou a pesquisa, a ciência, a tecnologia e implementou políticas de crédito para a modernização agrícola.

Paolinelli teve papel crucial na criação e estruturação da Embrapa, onde implementou um amplo programa de bolsas de estudo para pesquisadores e criou a Embrapa Cerrados. Também presidiu a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Em Lavras ele foi estudante, professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), hoje Ufla.

Em Minas Gerais, Alysson Paolinelli foi secretário de Estado de Agricultura por três períodos (1971-1974, 1991-1994 e 1995-1998). Ele apoiou a criação do Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Pipaemg) e da Epamig em 1974. Além disso, idealizou e coordenou a implementação de uma nova matriz produtiva sustentável, com foco em novas tecnologias e incentivos. Teve também um papel fundamental na criação e implementação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O trabalho de Alysson Paolinelli na agricultura brasileira lhe rendeu indicações ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022.

A homenagem ao professor Luís Roberto Batista da Ufla reforça a importância da pesquisa e do ensino na área agrícola para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras