Placa da Serttel que indicava onde existia o estacionamento rotativo. Foto: Arquivo Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Prefeitura de Lavras anunciou o retorno do sistema rotativo de estacionamento, a conhecida popularmente como "Área Azul", a partir do dia 15 de julho. Inicialmente, o serviço será implementado na região central da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Lavras, antes de iniciar a cobrança, uma fase educativa será implementada a partir de 1º de julho. O objetivo é orientar a população sobre o funcionamento do sistema, incluindo: onde adquirir os créditos; como realizar o pagamento e mais regras de uso.
O retorno da Área Azul acontece anos após o sistema ser motivo de grande controvérsia em Lavras. Em 2018, por exemplo, um áudio divulgado pelo jornalista Silva Júnior na página Lavras Online, revelou o gerente da empresa pernambucana Serttel, então concessionária do serviço, orientando cobradoras a distribuírem multas aleatoriamente. A divulgação do áudio na época causou grande indignação popular e desencadeou ações por parte da Prefeitura, Câmara Municipal e da própria Serttel. Na época, o então delegado chefe do 6º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais, Pedro Paulo Marques, abriu um inquérito para apurar o que poderia configurar um crime contra a administração pública. Outras questões que geraram insatisfação foram a cobrança do estacionamento rotativo aos sábados e os constantes pedidos de expansão exigida pela concessionária. Devido à grande repercussão do áudio e à indignação popular, a empresa comunicou o afastamento do gerente.
A administração municipal garantiu que todas as informações serão divulgadas de forma clara e acessível nos canais oficiais da Prefeitura. A expectativa é que as novas diretrizes e a fase educativa ajudem a evitar os problemas enfrentados no passado.
.