Trevo de Lavras que liga as rodovias BR-381com a BR-265. Foto extraída da Revista Ipês
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O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o novo contrato de concessão da rodovia Fernão Dias, a BR-381, abrindo caminho para uma fase de crescimento econômico expressivo na região do Sul de Minas. A rodovia, que conecta São Paulo a Minas Gerais e atravessa 17 municípios mineiros, incluindo Lavras, passará por uma modernização significativa.
Serão investidos R$ 15 bilhões, com a expectativa de gerar 62 mil novos empregos, sendo 51 mil apenas na construção civil, nos três primeiros anos.
As intervenções previstas incluem a construção de faixas adicionais, vias marginais, novos túneis e a reconstrução total do piso asfáltico. Essas obras devem movimentar diretamente os setores de engenharia, transporte, comércio e serviços em toda a região.
Além dos empregos diretos, os investimentos impulsionarão a cadeia produtiva dos municípios cortados pela BR-381. Empresas de materiais de construção, transportadoras, prestadores de serviço e comércios locais serão beneficiados pela maior circulação de trabalhadores e equipamentos nos canteiros de obras.
Cidades maiores como Lavras, Pouso Alegre, Extrema e Três Corações devem concentrar grande parte dos recursos iniciais, dada sua infraestrutura e atividade industrial. No entanto, cidades menores como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí também sentirão os efeitos positivos, com o aumento da movimentação econômica local.
O novo contrato também prevê um salto na arrecadação estadual e municipal. A projeção é de R$ 2,8 bilhões a mais em ICMS nos três primeiros anos, um valor que poderá ser aplicado em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura urbana.
A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá apresentar proposta, mas será substituída caso não apresente a melhor oferta conforme os critérios do edital.
Com essa aprovação, a Fernão Dias se prepara para uma era de modernização que promete transformar a economia do Sul de Minas.
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