Imagem ilustrativa
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) iniciou nesta quarta-feira, dia 25 de junho, o envio de mensagens de texto (SMS) para os proprietários de veículos que ainda não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
O torpedo, que serve apenas como um aviso de débito, não contém links clicáveis, códigos de barras ou QR Codes para pagamento, visando a segurança dos usuários. O texto da mensagem é: "Aviso SEF/MG: Constam pendências do IPVA placa XXX-0000. Sujeito a inscrição em DA e protesto. Se já pagou, desconsidere ou consulte o site oficial da SEF".
Nesta etapa, 1,5 milhão de proprietários receberão as mensagens informativas sobre o débito, com 500 mil disparos por dia, estendendo-se até o dia 27 de junho.
Quem receber o aviso pode acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda (aqui), clicar no menu IPVA e consultar a dívida. Os débitos podem ser pagos no próprio site da SEF/MG, por código de barras via Documento de Arrecadação Estadual (DAE), ou por Pix, gerando o QR Code.
Para pagamentos via Pix, é fundamental verificar o nome da instituição emissora, que será Itau Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A. O favorecido precisa ser o Estado de Minas Gerais, CNPJ 18.715.615/0001-60.
A escala de vencimentos do IPVA 2025 se encerrou em 11 de abril. Após essa data, o balanço da SEF indicar que foram arrecadados R$ 8,9 bilhões, o que corresponde a 75,58% dos R$ 11,8 bilhões estimados para a arrecadação total.
.