Imagem ilustrativa de nevoeiro em Lavras - bairro Caminho das Águas I. Foto: Arquivo Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O inverno - que divide opiniões entre a população: uns amam, outros detestam - tem início hoje, sexta-feira, dia 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), e se estenderá até 22 de setembro. Segundo o Climatempo, esta noite será a mais longa do ano.
A primeira onda de frio significativa da estação é esperada para o final de junho. As projeções iniciais indicam que essa frente fria poderá trazer temperaturas ainda mais baixas do que as registradas entre 8 e 14 de junho. Esse avanço polar deve impactar o interior do Brasil, provocando quedas acentuadas de temperatura no Sul, Sudeste, em várias regiões do Centro-Oeste e um novo episódio de friagem intensa em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. É provável que novos recordes de frio para 2025 sejam estabelecidos com a chegada dessa primeira onda do inverno.
Eventos de geada ampla são mais prováveis neste inverno no Sul do Brasil. A estação tende a ser um pouco mais gélida este ano, embora as temperaturas ainda possam superar as médias históricas em alguns momentos.
Previsão para Lavras
Em Lavras, a previsão para hoje, dia da transição do outono para o inverno, é de 12°C para a mínima e 24°C para a máxima. Os lavrenses começarão a sentir a temperatura cair de forma mais acentuada a partir de quarta-feira, 25 de junho, quando os termômetros devem marcar 10°C para a mínima e 24°C para a máxima.
Ao contrário dos invernos de 2023 e 2024, que muitos lavrenses consideraram amenos, tudo indica que o cenário de 2025 será diferente, com a promessa de um frio mais rigoroso. Prepare os casacos.
.