Vista parcial do campus da Ufla em Lavras, instituição que tem dez professores entre os melhores cientistas do mundo apontados em ranking internacional
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) alcançou um importante destaque no cenário científico global, com dez de seus professores sendo reconhecidos entre os melhores cientistas do mundo. O reconhecimento veio da 4ª edição do ranking promovido pelo portal internacional Research. Esta classificação é elaborada a partir de dados consolidados de bases renomadas como OpenAlex e CrossRef, avaliando exclusivamente a produção científica dentro de áreas específicas do conhecimento. Os dados utilizados para esta edição do ranking foram coletados em 27 de novembro de 2024.
A área de maior destaque para a Ufla foi a de Ciências Agrárias, com cinco docentes listados. Além disso, foram reconhecidos professores nas áreas de Ciências Ambientais, Microbiologia, Ecologia e Evolução, e Zootecnia e Medicina Veterinária. O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), merece menção especial por figurar em dois campos do conhecimento: Ciências Ambientais e Fitotecnia e Agronomia.
A posição no ranking é definida com base no D-index (Discipline H-index), que considera apenas publicações e citações na área avaliada. O critério também leva em conta o percentual de publicações na respectiva disciplina e eventuais prêmios e conquistas acadêmicas dos pesquisadores. Para garantir a representatividade, são incluídos os 1% de cientistas mais bem colocados em cada área, respeitando um critério de proximidade entre o D-index e o H-index geral (com diferença máxima de 30%).
A classificação institucional, que soma os D-indexes dos pesquisadores afiliados a cada universidade, contribui significativamente para a visibilidade da Ufla entre as instituições de maior impacto no cenário científico nacional. Todos os perfis listados passam por uma rigorosa verificação manual, e o levantamento também observa a publicação em periódicos e eventos de referência como evidência complementar da atuação dos pesquisadores.
Confira os docentes da Ufla que foram reconhecidos por sua excelência científica:
Microbiologia: Rosane Freitas Schwan – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
Ciências Ambientais: Nilton Curi – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Luiz Roberto Guimarães Guilherme – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal).
Ecologia e Evolução: Júlio Louzada – Instituto de Ciências Naturais (ICN) e Paulo Santos Pompeu – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
Zootecnia e Medicina Veterinária: Márcio Machado Ladeira – Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV).
Fitotecnia e Agronomia: Luiz Roberto Guimarães Guilherme – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), José Oswaldo Siqueira – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Fátima Maria de Souza Moreira – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Maria das Graças Cardoso – Instituto de Ciências Naturais (ICN) e Evaristo de Castro – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
A presença notável desses docentes no ranking reforça o reconhecimento internacional à qualidade da ciência produzida na Ufla e sublinha a valiosa contribuição da instituição para o avanço do conhecimento em suas diversas áreas de atuação. Com essa conquista, a Ufla consolida sua posição como um centro de excelência em pesquisa.
.