Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 13/06/2025 12:47 - Atualizada em: 13/06/2025 19:05
Dez professores da Ufla reconhecidos entre os melhores cientistas do mundo em ranking internacional

Vista parcial do campus da Ufla em Lavras, instituição que tem dez professores entre os melhores cientistas do mundo apontados em ranking internacional

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) alcançou um importante destaque no cenário científico global, com dez de seus professores sendo reconhecidos entre os melhores cientistas do mundo. O reconhecimento veio da 4ª edição do ranking promovido pelo portal internacional Research. Esta classificação é elaborada a partir de dados consolidados de bases renomadas como OpenAlex e CrossRef, avaliando exclusivamente a produção científica dentro de áreas específicas do conhecimento. Os dados utilizados para esta edição do ranking foram coletados em 27 de novembro de 2024.
A área de maior destaque para a Ufla foi a de Ciências Agrárias, com cinco docentes listados. Além disso, foram reconhecidos professores nas áreas de Ciências Ambientais, Microbiologia, Ecologia e Evolução, e Zootecnia e Medicina Veterinária. O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), merece menção especial por figurar em dois campos do conhecimento: Ciências Ambientais e Fitotecnia e Agronomia.
A posição no ranking é definida com base no D-index (Discipline H-index), que considera apenas publicações e citações na área avaliada. O critério também leva em conta o percentual de publicações na respectiva disciplina e eventuais prêmios e conquistas acadêmicas dos pesquisadores. Para garantir a representatividade, são incluídos os 1% de cientistas mais bem colocados em cada área, respeitando um critério de proximidade entre o D-index e o H-index geral (com diferença máxima de 30%).
A classificação institucional, que soma os D-indexes dos pesquisadores afiliados a cada universidade, contribui significativamente para a visibilidade da Ufla entre as instituições de maior impacto no cenário científico nacional. Todos os perfis listados passam por uma rigorosa verificação manual, e o levantamento também observa a publicação em periódicos e eventos de referência como evidência complementar da atuação dos pesquisadores.
Confira os docentes da Ufla que foram reconhecidos por sua excelência científica:
Microbiologia: Rosane Freitas Schwan – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
Ciências Ambientais: Nilton Curi – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Luiz Roberto Guimarães Guilherme – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal).
Ecologia e Evolução: Júlio Louzada – Instituto de Ciências Naturais (ICN) e Paulo Santos Pompeu – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
Zootecnia e Medicina Veterinária: Márcio Machado Ladeira – Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV).
Fitotecnia e Agronomia: Luiz Roberto Guimarães Guilherme – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), José Oswaldo Siqueira – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Fátima Maria de Souza Moreira – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Maria das Graças Cardoso – Instituto de Ciências Naturais (ICN) e Evaristo de Castro – Instituto de Ciências Naturais (ICN).
A presença notável desses docentes no ranking reforça o reconhecimento internacional à qualidade da ciência produzida na Ufla e sublinha a valiosa contribuição da instituição para o avanço do conhecimento em suas diversas áreas de atuação. Com essa conquista, a Ufla consolida sua posição como um centro de excelência em pesquisa.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras