É muito importante manter em dia o cartão de vacinação com todas as vacinas em dia, inclusive a contra meningite
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
As autoridades de saúde da região estão em alerta após a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Esperança confirmar, na manhã desta quinta-feira, dia 12 de junho, o diagnóstico de meningite em uma criança de 2 anos. O paciente, que estava sob monitoramento após apresentar sintomas suspeitos, segue internado com quadro de saúde estável.
A criança, aluna de uma creche municipal, manifestou os primeiros sintomas no início da semana. Após a notificação, todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde foram imediatamente adotadas.
Entre as ações implementadas na creche estão a limpeza e desinfecção geral de todas as áreas, além da medicação preventiva para contatos próximos do caso. Pais e responsáveis pelos alunos da instituição também foram orientados sobre os sintomas da doença.
Material genético da criança foi coletado e encaminhado para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado, que saiu ontem, quarta-feira, dia 11 de junho, confirmou o diagnóstico positivo para meningite. A criança continua hospitalizada, recebendo o tratamento adequado.
A Prefeitura de Boa Esperança informou que se trata de um caso isolado, e não há, atualmente, nenhuma outra suspeita de meningite na cidade.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo mais comum a sua proliferação durante os meses de inverno.
Os sintomas da doença incluem febre alta, rigidez de nuca, dor de cabeça intensa, náuseas, fotofobia (sensibilidade à luz), confusão mental e possíveis manchas vermelhas na pele. A meningite é considerada uma doença grave, com potencial de evolução rápida e risco de complicações severas. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desde o início do ano, foram notificados 313 casos de meningites de todos os tipos no estado, resultando em 36 mortes em decorrência da doença.
Os postos de saúde de Lavras tem a vacina contra meningite, é muito importante manter o cartão de vacinação em dia, sobretudo das crianças.
|
|