Proteção contra o frio evita doenças comuns nesta época do ano. Imagem ilustrativa
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais emitiu um alerta para a população sobre a queda brusca de temperatura e a possibilidade de geada em grande parte do estado, com previsão de hoje, quarta-feira, 11 de junho, até domingo, dia 15. De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), a passagem de uma frente fria será a principal responsável por essa mudança.
A partir da madrugada de hoje para amanhã, as temperaturas despencam no Sul de Minas, Oeste, Campo das Vertentes e sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A massa de ar frio deve progredir gradualmente para o Norte do estado a partir de amanhã, quinta-feira, 12 de junho. Entre os dias 12 e 14 de junho (sábado), a previsão é de que as temperaturas mínimas fiquem abaixo de 6°C em várias regiões do Centro-Sul do estado, com destaque para o Leste do Triângulo Mineiro, RMBH, Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste e Campo das Vertentes.
Em Lavras, que se localiza no Sul de Minas e na divisa com o Campo das Vertentes, a situação também será de frio intenso. As temperaturas mínimas na cidade deverão permanecer abaixo dos 10°C até domingo, com máximas que não devem ultrapassar os 20°C.
Essas condições climáticas elevam a possibilidade de geada em diversas áreas. Há chances de geada fraca no leste do Triângulo Mineiro, sul da região Central, Oeste, Campo das Vertentes, sul da RMBH e na Zona da Mata.
Na Serra da Mantiqueira, a previsão aponta para geada moderada a forte, com expectativa de temperaturas negativas em pontos isolados. Já na região do Caparaó, a geada está prevista para a madrugada e as primeiras horas da manhã de sábado, 14 de junho.
A Defesa Civil orienta que é fundamental adotar medidas preventivas para proteger a saúde e o bem-estar durante este período de frio. Agasalhe-se: vista roupas quentes em camadas, protegendo bem mãos, pés, cabeça e o pescoço. Hidrate-se: beba água com frequência ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, para evitar a desidratação. Ventilação: mantenha os ambientes ventilados, mesmo com janelas parcialmente abertas, para reduzir o risco de doenças respiratórias. Pele e Lábios: use hidratantes corporais e protetor labial para prevenir o ressecamento da pele e dos lábios. Cuidados Especiais: redobre os cuidados com crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e animais de estimação, pois são mais vulneráveis a baixas temperaturas. Em caso de emergência, ligue imediatamente para os seguintes números: 190 (PMMG), 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 192 (SAMU).
.