Estudantes da rede pública de mais de cem cidades de Minas vão estudar no exterior com todas as despesas pagas, dois são de Lavras. Foto: Divulgação do Governo do Estado
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Onze estudantes de oito cidades do Sul de Minas Gerais estão entre os selecionados para uma experiência educacional transformadora: cursar o 2º ano do ensino médio no exterior com todas as despesas pagas. Eles fazem parte do grupo de 107 alunos da rede pública estadual mineira escolhidos para o programa "Passaporte Mineiro do Conhecimento", que levará jovens para estudar em países como Suíça, Japão e Canadá.
Os municípios do Sul de Minas representados neste intercâmbio incluem Lavras, São Sebastião do Paraíso, Paraguaçu, Conceição Aparecida, Jacuí, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá.
Dois alunos de Lavras foram selecionados para o intercâmbio, ambos da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto: Sarah Del Santo e Matheus Martins. Sarah terá como destino a Suíça, enquanto Matheus irá para a Costa Rica. Eles foram selecionados para a segunda fase do projeto em 17 de julho do ano passado, clique aqui e leia a matéria anterior sobre a seleção. Agora eles vão estudar o segundo ano do ensino médio no exterior.
Os 107 estudantes, vindos de 57 municípios mineiros, foram escolhidos após um rigoroso processo seletivo, que avaliou desempenho escolar, engajamento social e perfil de liderança. No último domingo, 8 de junho, eles participaram da etapa final de preparação em Belo Horizonte, antes do embarque previsto para o segundo semestre.
A programação de preparação incluiu oficinas, palestras e atividades focadas em adaptação cultural, rotina acadêmica, acolhimento e superação de desafios no exterior.
Executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o projeto é destinado a alunos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Seu principal objetivo é proporcionar uma formação integral, enriquecida pelo contato com outras culturas e idiomas.
Os destinos contemplam países como Canadá, Alemanha, Suíça, Austrália, Japão, Costa Rica e África do Sul. Todos os custos – incluindo passagens, vistos, passaporte, seguro saúde, hospedagem, taxas escolares e ajuda de custo – são integralmente pagos pelo Estado, garantindo que a oportunidade seja acessível a talentos de diversas realidades.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhou de perto as atividades de preparação, ressaltando a importância estratégica da iniciativa para o futuro dos jovens mineiros.
.