Imagem ilustrativa. Foto extraída do portal Sou Agro Net
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tem se mobilizado e intensificado as ações para conter a propagação da gripe aviária no estado. Os detalhes foram apresentados em entrevista coletiva na manhã de ontem, quarta-feira, dia 28, como forma de esclarecer e tranquilizar a população sobre a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Na terça-feira, dia 27, o Estado decretou Situação de Emergência Sanitária Animal (clique aqui) devido ao registro de um caso de gripe aviária em ave ornamental em um sítio localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A medida emergencial foi necessária para que Minas Gerais realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo uma eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros.
Entre as iniciativas apresentadas na manhã de ontem, estão medidas de biosseguridade das granjas comerciais, políticas de educação sanitária e vigilância nas propriedades classificadas como de risco, além de cadastro e vistoria em criatórios de subsistência e ações sanitárias em eventuais áreas de foco da doença.
Todas as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo de Minas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, firmado entre União, estados e setor produtivo, ainda em 2022, quando surgiu o primeiro foco da doença na América do Sul. Até o momento, não há qualquer comprometimento da produção avícola do estado.
.