Descerramento da placa de inauguração do NAF Comex Ufla, pelo vice-reitor Jackson Antônio Barbosa e pelo auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Esta semana, na terça-feira, dia 13, a Delegacia da Receita Federal e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) inauguraram o NAF Comex (Núcleo de Apoio Fiscal) e Comex é a abreviação utilizada para definir a atividade de Comércio Exterior. O objetivo do NAF/Comex é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior.
Participaram do evento o delegado adjunto da DRF/Varginha, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o representante de Cidadania Fiscal e agente da Receita Federal em Itajubá, analista tributário Sérgio Antônio Costa; e a agente da Receita Federal de Lavras, analista tributário Sandra Cristina Avelar Rabelo, o vice-reitor Jackson Antônio Barbosa além de outros representantes da Ufla.
O delegado adjunto, Henrique Viegas Cunha, ressaltou a importância do NAF Comex para a sociedade: "O NAF Comex terá um papel fundamental no apoio a pequenos produtores rurais, como apicultores, produtores de cachaça e cerveja artesanal, além de artesãos que desejam exportar seus produtos, contribuindo diretamente para o crescimento e fortalecimento de seus empreendimentos. Um dos principais benefícios dessa iniciativa é que ela não gera custos para a sociedade. Trata-se de uma parceria que traz apenas vantagens, especialmente para os pequenos produtores, que contarão com a orientação dos estudantes de comércio exterior de forma totalmente gratuita".
A Ufla já possui atendimento contábil e fiscal por meio do NAF e, como NAF Comex amplia sua parceria com a Receita Federal promovendo também atendimento especializado em comércio exterior.
Já o Núcleo de Apoio Fiscal, o NAF, é uma parceria da Receita Federal com as Instituições de Ensino Superior. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para as pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos. Por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais contábeis são qualificados e os contribuintes hipossuficientes têm acesso aos serviços fiscais. Além de desenvolver a moral tributária e a cidadania.
A Ufla oferece um espaço em suas instalações onde os alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. A proposta do projeto é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento fiscal por meio da prática.
|
|