Imagem de divulgação
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica que tem como missão aproximar a ciência do público de maneira acessível, descontraída e envolvente. A proposta é simples e inovadora: levar pesquisadores até bares e restaurantes para conversas informais sobre temas atuais e relevantes das mais diversas áreas do conhecimento.
O Pint of Science começou Inglaterra em 2012 e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil ao Brasil em 2015 e, em 2018, chegou a Lavras e mais 56 cidades brasileiras. Desde então Lavras participa do evento que hoje abrange 169 cidades no Brasil. O circuito nacional do Pint of Science é coordenado em Lavras pelo professor do Departamento de Física (DFI) José Alberto Castro Nogales Vera, e conta com o auxílio de pesquisadores da Ufla para a organização do festival.
Do dia 19 a 21 deste mês de maio, o mundo brindará à ciência com a realização simultânea do Pint of Science em 27 países, incluindo o Brasil, que lidera a participação com 169 cidades envolvidas. Lavras integra este festival global, reafirmando seu compromisso com a popularização da ciência – mesmo durante a pandemia, quando migrou com sucesso para o formato online.
A experiência local com o evento "O Trem da Ciência" inspirou a cidade a abraçar o Pint of Science, consolidando-se como um polo ativo de difusão do conhecimento científico.
Em 2025, as atividades em Lavras ocorrerão em três espaços emblemáticos: Café Borem, Cactus e na praça Dr. Jorge, onde se concentram os seguintes estabelecimentos: Prime Beer, Bar do Toninho, Rolleto, Premium Choperia, Açaí da Praça, Empório Nona Rosa, Barraca do Pastel e o Food Truck SP Lanches.
Nesta edição, a programação de Lavras terá pesquisadores e convidados, eles apresentarão palestras instigantes que aproximam a ciência do cotidiano, em ambientes descontraídos. Entre os temas estão: "Lavras há mil anos: o que havia aqui?"; "A cidade que habito: a urbe por um olhar de um ecólogo"; "Casas inteligentes para autonomia na deficiência e na velhice"; "Saberes do Céu, Saberes da Terra: Cosmovisões, Astronomia Cultural e o Futuro que Vem das Raízes"; "Serralha, uma PANC, pode tratar o vitiligo?" Essas e outras sessões buscam fomentar a curiosidade e o debate, tornando a ciência acessível a todos. Para ter acesso a programação completa, clique aqui:
pintofscience.com.br/events/lavras
|
|