Renato Torres Libeck, professor, memorialista, fotógrafo, que em vida foi tomado de um amor intenso e profundo por Lavras. Foto: Eduardo Cicarelli / Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O grupo do Encontro de História da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizará na sexta-feira, dia 16, às 19h, a princípio na Casa das Pedras, no campus histórico, uma mesa redonda com professores da educação básica, historiadores, professores da Ufla, jornalista e aluno do professor Renato Libeck. Estarão presentes a viúva do professor Renato e o presidente da Associação dos Veículos Antigos de Lavras (CVAL).
O professor Renato Torres Libeck montou um acervo com milhares de fotos antigas e contemporâneas de Lavras. Neste evento realizado, pelo grupo do Encontro de História da Ufla, será discutido o seu legado para a história e cultura de Lavras.
No Encontro de História realizado pela Ufla no mês de março o jovem Douglas Marlon pediu a palavra e falou que o professor Renato Libeck o influenciou a gostar da história de Lavras e pediu à mesa dos palestrantes para trazer alguma "curiosidade" sobre o professor e falar da importância da família Libeck para Lavras.
Esta surpresa fez os organizadores do Encontro de História iniciarem uma pesquisa e avaliar a realização de um evento exclusivo sobre o legado do professor e fotógrafo Renato Libeck para a história de Lavras e a educação.
A análise inicial mostrou que Renato Libeck fazia tudo com amor, trabalhava com historiadores, participava de atividades em equipe com profissionais de outras áreas e inspirava os jovens de escolas públicas.
O seu acervo de fotos da história de Lavras tem vários potenciais que podem ser mais explorados em pesquisas acadêmicas na Ufla, Unilavras, Fagammon, Fadminas, na educação, em eventos culturais e ser fonte de pesquisas em projetos de urbanização.
Renato Torres Libeck lutou pela preservação da história da cidade, sobretudo de registros fotográficos, ele era filho do professor Tautimil Libeck e Ofélia Torres Libeck, ambos falecidos. Ele faleceu no dia 23 de janeiro de 2021 e deixou esposa, filhos, irmãos, muitos amigos e admiradores, além de um legado de um valor inestimável para Lavras.
.