Posto Santo Antônio, que foi alvo de assalto duas vezes na noite de ontem. Foto: Jornal de Lavras
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O Posto Santo Antônio, tradicional estabelecimento comercial na Zona Norte de Lavras, foi alvo de dois assaltos na noite de ontem, sábado, dia 10.
O primeiro assalto aconteceu por volta de 19h, quando uma dupla de marginais saiu da linha férrea e atravessou a praça Dr. José Esteves e chegou ao posto, e anunciaram o assalto.
O assalto não foi bem sucedido e os dois criminosos fugiram sem levar nada. Segundo os funcionários do estabelecimento, os dois criminosos estavam fingindo que portavam armas. A dupla fugiu pela passagem de pedestres da linha férrea e desapareceu nas ruínas da antiga Rede Ferroviária.
Pouco mais de uma hora depois, às 20h10, o estabelecimento foi alvo do segundo assalto, desta vez por outra dupla de criminosos e estes estavam armados.
Os marginais saíram da linha férrea, aproveitaram a escuridão da praça, atravessaram e chegaram ao posto e cometeram o segundo assalto, estes conseguiram levar uma quantia em dinheiro.
Os comerciantes e moradores da região estão preocupados com o número de assaltos naquela localidade, mesmo tendo ali um posto policial, acontece que a polícia pouco pode fazer porque as condições são favoráveis aos criminosos.
A praça Dr. José Esteves, conhecida também como Praça da Estação, tem uma iluminação deficiente e o entorno da praça tem as ruínas da antiga Rede Ferroviária. Os criminosos cometem seus delitos e correm em direção à linha férrea e desaparecem nas ruínas dos prédios da ferrovia.
Os moradores e comerciantes pedem, de imediato, aos poderes Executivo e Legislativo que façam alguma coisa no sentido de melhorar a região, como por exemplo, instalar uma iluminação decente na praça e seu entorno. Eles pedem também que a passagem de pedestres sobre a linha férrea seja monitorada, pelo menos no período da noite, para evitar o trânsito da marginalidade.
Eles reivindicam também em médio prazo a revitalização da área abandonada da ferrovia, o que poderia trazer muitos benefícios para a cidade e, sobretudo, para a região, transformando um espaço marginalizado em um local seguro e agradável para todos. Uma sugestão seria estabelecer uma parceria do setor público com o privado e criar um Parque Linear, onde se poderiam integrar as ruínas da antiga rede, transformando-as em elementos de interesse histórico e cultural.
Instalar iluminação pública eficiente e bem distribuída, priorizando a segurança e a visibilidade noturna. Luminárias com sensores de presença podem economizar energia e aumentar a sensação de segurança. Criar áreas verdes com plantio de árvores nativas e jardins, além de espaços para atividades de lazer como playgrounds, áreas de piquenique e espaços para prática de esportes leves (caminhada, corrida, alongamento). Fazer uma ciclovia margeando a ferrovia até o bairro Niterói. Além da iluminação, considerar a instalação de câmeras de segurança monitoradas e a presença regular da Policia Militar ou de vigilância privada, especialmente durante a noite. O design do parque deve priorizar a visibilidade e evitar áreas isoladas.
Utilizar os galpões das oficinas da Rede e adaptar algumas das construções para abrigar espaços culturais, como um centro de exposições, um pequeno teatro, oficinas criativas ou um café com temática ferroviária.
Envolver a comunidade local no planejamento e na gestão do espaço, promovendo atividades que atendam aos seus interesses e necessidades, além de incentivar a instalação de pequenos negócios criativos e sustentáveis no local, gerando emprego e renda para a região.
Buscar parcerias com as universidades: Federal de Lavras (Ufla), Centro Universitário (Unilavras) e com as faculdades Gammon e Fadminas, além de empresas e organizações da sociedade civil para o financiamento e a gestão do projeto, compartilhando responsabilidades e expertise.
A revitalização dessa área em Lavras tem um grande potencial para transformar a região, oferecendo um novo espaço de convivência, lazer, cultura e segurança para os moradores. Com um planejamento cuidadoso e a participação da comunidade, é possível criar um local vibrante e cheio de vida, resgatando a história da antiga ferrovia e impulsionando o desenvolvimento local.
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