Equipe da Depol de Lavras, em reunião no final da madrugada de hoje, ouve as recomendações do delegado Rafael Arruda
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Os investigadores da Polícia Civil da 1ª Delegacia Regional em Lavras realizou na manhã de hoje, terça-feira, dia 15, uma operação policial para combater o submundo do tráfico de drogas, a operação denominada Inopinatum II, que da tradução do Latim para o Português significa Inesperado, teve sua primeira investida contra o tráfico no dia 19 de novembro do ano passado, 2024.
Na época a PC apurou crimes praticados por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte de armas de fogo, na cidade de Lavras, no Sul de Minas, e regiões próximas. Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de prisão, sendo 21 preventivas e 14 temporárias, além de seis flagrantes registrados.
Com o resultado da primeira investida contra o tráfico deu-se início a uma investigação mais profunda que chegaram a outras organizações criminosas, homicídios, tráfico de drogas e armas. Os investigadores da Depol de Lavras apontaram que o grupo era liderado por três irmãos que estavam envolvidos em homicídios cometidos desde 2018 (clique aqui).
Agora na segunda fase da operação, 192 policiais civis, sendo 30 deles da Depol de Lavras, além de equipes do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), de policiais das delegacias regionais das cidades de Varginha, Três Corações e Campo Belo, com o apoio da Coordenação Aerotática (CAT), da Coordenação de Operações com Cães (COC) e da Polícia Penal, a operação Inopinatum II, foi desencadeada nos bairros Vale do Sol, Vila Rica, Serra Verde e São Vicente.
Durante a ação, 8 pessoas foram presas, foram arrecadas três armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12, uma pistola calibre ponto 40 e uma pistola calibre 9 milímetros. Também foram recolhidas porções de maconha, crack e cocaína, além de R$ 29 mil em dinheiro. Houve, ainda, a apreensão de três carros e três motocicletas, assim como diversos celulares.
Veja vídeo do delegado regional Tiago Veiga Ludwig, que faz um balanço da operação e ainda afirma que a operação haverá desdobramento.
.