O controle de qualidade na produção dos rótulos também é fundamental para o sucesso da cervejaria
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, promoveu nos dias 8 e 9 deste mês, a primeira edição do Concurso Mineiro de Cerveja. Chamou a atenção o local onde foi realizado o concurso: na igreja de Nossa Senhora da Glória, onde no século XIX, padres holandeses da Congregação Redentorista fundaram, em 1894, uma cervejaria, a Hofbauer. O concurso foi o único do país realizado dentro de uma instituição religiosa.
O certame reuniu 60 cervejarias de todas as regiões do estado, os jurados analisaram os rótulos de forma anônima, o corpo de jurados foi formado por especialistas brasileiros e do exterior, eles tinham o compromisso de buscar de forma rigorosa valorizar a tradição e a qualidade da produção mineira.
Minas Gerais tem 220 cervejarias cadastradas, 60 delas participaram do concurso e, dentre elas, a Cervejaria do Funil, em Lavras. No dia 10, quinta-feira, foram anunciadas as melhores cervejarias participantes do concurso e a tradicional cervejaria lavrense, a Cervejaria do Funil, teve seis rótulos premiados e garantiu seis medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
A cerveja Funil IPA ganhou medalha de Ouro, as cervejas IPA Liberata e a Imperial Stout, foram agraciadas com a medalha de Prata e, as cervejas Red, Black e Lowcarb receberam medalhas de Bronze.
A Cervejaria do Funil já foi premiada com medalhas de Ouro e Bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Balneário Camboriú (SC); no Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC Brasil) com medalhas de Ouro e Prata; na 2ª Copa Sul Americana de Cerveja, com duas medalhas de Ouro e Bronze, no 1º Brazilian International Beer Awards (BBA) 2024, em Alagoinha (BA); no ano passado a Cervejaria do Funil ganhou o título de melhor cerveja do Continente, desta vez num concurso internacional em Bento Gonçalves (RS), quando levou duas medalhas de Ouro na disputa contra cervejarias do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
A Cervejaria do Funil foi pauta do jornal Estado de Minas que destacou a premiação de Melhor Cerveja de Minas Gerais, no 12º Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau (SC) e ainda levou três medalhas: duas de Ouro e uma de Prata; a cervejaria lavrense vem acumulando prêmios desde 2021, quando venceu duas categorias de um Concurso Nacional de Cervejas, realizado em Blumenau (SC), os dois prêmios de expressão foram: a Melhor Cerveja Pilsen, que ganhou Medalha de Ouro, e a Melhor Cerveja Black, estilo dark liger do Brasil. Em 2021 foi a primeira vez que a Funil participou de um concurso nacional.
A primeira vez que a cervejaria lavrense se destacou em um evento foi em 2019, na cidade de Tiradentes, na 6ª edição do Trembier Festival de Cervejas Especiais, considerado o evento cervejeiro mais charmoso do Brasil. O evento reuniu as melhores cervejas artesanais de Minas Gerais e não teve premiação.
A Cervejaria do Funil é uma empresa lavrense, de propriedade do empresário Lamartine Silva Martins, é uma empresa de renome nacional com muitos de seus rótulos premiados nos maiores e melhores concursos, apesar de seus poucos anos de mercado: a Cervejaria do Funil tem apenas nove anos de existência. Ela eleva o nome de Lavras para todo o Brasil, graças à equipe de seus três mestres cervejeiros - Lamartine Silva Martins, Renata Foureaux e Samuel Carvalho, além da qualidade de seus produtos.
|
|