Até um helicóptero foi usado pela PC na operação
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Uma organização criminosa foi desarticulada pela Polícia Civil através da operação Inopinatum realizada na manhã desta terça-feira, dia 19.
As investigações se aprofundaram a partir da prisão em flagrante de um indivíduo, em dezembro de 2022, pelo crime de tráfico de drogas e envolvimento no crime de homicídio.
Através das investigações, a PC apurou que a organização criminosa (ORCRIM) era liderada em Lavras por três irmãos e que vários membros dela estão envolvidos em crimes de homicídio praticados desde o ano de 2018 até o presente momento. A título de exemplo uma tentativa de homicídio em dezembro de 2022, a mando de um dos líderes da organização; um homicídio consumado no ano de 2022 a mando e auxílio da ORCRIM; um homicídio consumado no ano de 2023; um crime de homicídio praticado em 2022; um crime de homicídio praticado em 2024, dentre outros.
O modo de agir da organização consistia na aquisição de drogas proveniente de São Paulo, de Varginha e de Alfenas, para a disseminação dos entorpecentes em Lavras (maconha, cocaína e crack). Seus líderes ainda tinham como hábito adquirir a droga com um certo grau de pureza e "batizar" as drogas, misturando as substâncias entorpecentes a outras e utilizando até mesmo uma prensa hidráulica para refazer o formato compacto de "barra" ou "tijolo" e assim revender a droga em grandes quantidades, mas com grau de pureza reduzido.
A organização criminosa possuía ainda um fabricante, fornecedor de armas de fogo, que utilizava impressoras 3d para confeccionar partes de armas de fogo, como carabinas e fuzis. Um integrante da ORCRIM, que tem a função de armeiro da organização, está foragido.
Três dos principais suspeitos presos na manhã de hoje. Os três principais suspeitos alvos da operação foram encontrados no bairro Vale do Sol, em Lavras e também foram alvos da operação, suspeitos encontrados no bairro Morada do Sol, Jardim Campestre, Colinas da Serra, dentre outros.
Além das prisões, também foi apreendida grande quantidade de dinheiro, bem como armas de fogo, veículos e drogas. Esta foi a quinta operação deflagrada pela PC este ano e a maior delas.
|
|