Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 15/11/2024 21:25 - Atualizada em: 16/11/2024 15:09
Como foi a comemoração da Proclamação da República em Lavras?

Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

História de Lavras - por Eduardo Cicarelli

Hoje, dia 15 de novembro, é celebrado em todo o Brasil, os 135 anos da Proclamação da República, o fato se deu no dia 15 de novembro de 1889, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, por meio de um golpe, destituiu o imperador Dom Pedro II e assumiu o poder instaurando no Brasil, o modelo de governo de república federativa presidencialista, que temos hoje.

O movimento que pôs fim aos 67 anos de monarquia no Brasil ocorreu em uma manhã de sexta-feira, quando tropas militares marcharam até o Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro.

A Proclamação da República foi muito comemorada na então capital federal, o Rio de Janeiro, e em todo o Brasil durante todo o mês de novembro, à medida que a notícia chegava ao interior. Em Lavras, as comemorações se deram no dia 23, num sábado, foi uma grande manifestação pública na frente da igreja Matriz de Sant'Anna, hoje a igreja do Rosário.

A comemoração em Lavras começou às 14h, com muitos pronunciamentos de republicanos ao povo convocado para a celebração. Naquela tarde de sábado, a multidão ouvia atentamente os pronunciamentos e todos os presentes na praça, em frente à igreja, receberam antes um panfleto impresso convocando para o evento com os seguintes dizeres:

"REPÚBLICA BRAZILEIRA
CIDADÃOS LAVRENSES

Proclamada a REPÚBLICA BRAZILEIRA, entrando a communhão nacional para o regimento da pura democracia – que symboliza o progresso, a ordem, a paz e a legalidade; extinguindo-se, por esse facto, todos os privilégios fundados no caso do nascimento e na arbitrariedade; predominando de hoje avante a liberdade, a egualdade e a fraternidade; tendo sido substituído o governo, que nos regia, por um governo provisório saído do seio do povo, que deve dirigir a Nação até que o mesmo povo, por um suffragio generalizado indique o governo definitivo, porém, representando suas aspirações e palpitantes necessidades; manda-nos o patriotismo e o dever que adhiramos e sustentemos essa transformação benéfica e necessária, por meio de positiva manifestação pública, que commemore esse facto glorioso.
Cidadãos! Essa manifestação se realizará hoje, às 2 horas da tarde, no largo da Matriz. Ahi será publica e legalmente confirmada a REPÚBLICA por todos aquelles que quizerem prestar sua adhesão à – PÁTRIA LIVRE.

VIVA A REPÚBLICA BRAZILEIRA!"

Com muito entusiasmo, os republicanos anunciaram naquele dia durante as comemorações da Proclamação da República a chegada do progresso em Lavras, atribuindo ao novo regime, todos foram convidados a comparecer à praça municipal, em frente à Matriz, também à noite, pois seria testado um novo sistema de iluminação pública da cidade a base de lampiões. O sistema foi testado e aprovado por todos os presentes, que atribuíram aquele avanço para a cidade ao sistema republicano.

O novo sistema testado na celebração da Proclamação da República na noite do dia 23 de novembro de 1889 foi inaugurado no dia 9 de março de 1890, quando se acenderam pela primeira vez alguns lampiões em Lavras. A novidade foi na rua Sant'Anna, com iluminação feita a querosene e fornecida por 94 combustores com lâmpadas belgas; o arrematante da iluminação pública foi José Ângelo Coelho. A luz elétrica veio vinte anos depois.  

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras