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Matéria Jornalística /


Publicada em: 14/11/2024 08:53 - Atualizada em: 14/11/2024 12:38
Escola rural de Lavras receberá melhorias do projeto Escola Transforma

Muitas crianças estão tendo acesso a biblioteca pela primeira vez, livros e mobiliário fazem parte das doações. Imagens de divulgação

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Um total de 700 crianças e jovens moradores de áreas rurais mineiras dos municípios de Lavras, Alfenas, Araxá, Três Corações, Uberaba, Ibiá, e Coromandel terão, a partir do meado de novembro, sua rotina de aprendizado transformada com a chegada de novos espaços e equipamentos do projeto Escola Transforma nas escolas onde estão matriculados. Realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas, o Escola Transforma atua na promoção de infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.

A escola rural de Lavras que receberá as melhorias do Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas é a escola municipal Professor Paulo de Souza. Além dela, mais seis escolas rurais de Minas serão beneficiadas, são elas: Abrão Adolpho Engel, em Alfenas, Francisco Primo de Melo, em Araxá, Orlando Rezende Andrade, em Três Corações, Maria Carolina Mendes, em Uberaba, Pedro Alves de Paiva, em Ibiá e Humberto de Campos, em Coromandel.

Matriculados em séries do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os estudantes poderão usufruir dos novos espaços e do valor social e educativo que eles agregam. Entre as melhorias entregues, estão hortas, parquinhos e salas de leitura com acervo de 400 novos livros. Algumas instituições também foram contempladas com mobiliário de cozinha, como fogão e forno industrial, geladeira, bebedouro, microondas e mesas de refeitório.

As necessidades de cada instituição do interior de Minas Gerais foram identificadas junto à comunidade escolar e com apoio da Secretaria de Educação de cada município. O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao ensino tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos.

Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato das escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.




 

 
 



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